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Sua marca está preparada para falar com a geração Z?

20 dezembro 2015
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Quem nasceu depois de 1995 já nasceu com uma @ no nome. Tão rápido quanto uma internet banda larga, a geração Z já nasceu adaptado à tecnologia e com sede de inovação. Se um verbo define essa geração esse verbo é zapear. Daí o Z. Ou seja, eles mudam de um canal para outro na TV, acompanham ao mesmo tempo o programa favorito e os comentários nas redes sociais e também tem pressa, muita pressa para serem surpreendidos.

Será que a sua marca está preparada para suprir a tantas expectativas? Ou passará despercebida como o tio do pavê? Por já nascer totalmente inserida em um mundo dominado pela internet e tecnologia de alto padrão, a geração Z fica bem à vontade com os lançamentos, costumam ser pioneira na hora de experimentar um produto e, definitivamente, não acredita nas barreiras geográficas do mundo.  Pois é, para eles, a Europa está logo ali, em um clique.

Na pesquisa Likers – A Nova Geração de Consumidores realizada em Porto Alegre, podemos conhecer um pouco do perfil desses jovens de 13 a 18 anos.  Para eles, trabalho e profissão não são mais prioridades e o celular é o objetivo que os representa. “Eles nasceram em uma era completamente digitalizada. Eles nasceram com as mães no mercado de trabalho. Já não fazem nenhuma distinção entre o que é o mundo online e o que é o mundo offline”, aponta a psicóloga e autora da pesquisa, Luciana de Moraes. Os nativos digitais também são críticos, dinâmicos, exigentes, sabem o que querem, autoditadas, não gostam das hierarquias nem de horários poucos flexíveis.

Tá curioso para saber como essas características impactam na comunicação do seu produto com esses jovens? A gente te conta:

  •  Tenha um bom site mobile – Como essa turma não desgruda do celular, sua marca precisa de um bom site responsivo, ou seja, aquele que garante uma boa experiência tanto em desktop quanto nos dispositivos móveis. Um dos segredos para um eficiente site responsivo é começar pelo mobile. Quais são as informações que não podem faltar no acesso rápido? Como seu site pode apresentar um conteúdo informativo de forma interessante? Essas e outra perguntas ajudam na construção de um site que começa pelo celular.
  •  Faça com que sua marca aja como uma pessoa – A presença digital da sua marca deve ser próxima e, principalmente, disponível. Os jovens querem tirar dúvidas rapidamente e também engajam quando uma marca interage com eles de igual pra igual principalmente nas redes sociais. A marca de chocolates Bis é uma especialista ao falar com os jovens. Com o uso de memes e sacadas na ponta da língua, a marca consegue engajamento e uma boa reputação digital. Vale o like.
  • Apresente informações relevantes – Um conteúdo relevante é aquele que seja capaz de gerar diálogo. Ou seja, não vale falar só sobre como a sua marca é legal. Os jovens querem saber como a sua marca pode mudar a vida deles. Sim, eles são o foco.
  • Não separe sua comunicação em on e off – Se seu público não faz essa distinção, sua marca também não pode ficar para trás. Faça uma campanha integrada, onde as peças impressas (off) conversem com as peças digitais e seu site (on). Mantenha a mesma identidade visual e não repita o conteúdo. Lembre-se do item ali de cima, fale sempre algo relevante e que possa mudar a percepção do público em relação à sua marca.

Se a sua marca tem muito o que conversar com a geração Z, converse com a gente. Juntos, podemos fazer coisas incríveis para o seu público.



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