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Série Planejando o marketing da sua empresa: crie campanhas com foco em personas

8 janeiro 2015
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Você passa o ano todo planejando o marketing da sua empresa, constrói modelos e estratégias, vai para o mercado, faz pesquisa, consulta os dados do setor e parece que as vendas não aumentam? O que será que está acontecendo?

Muitas empresas investem em marketing sem conhecer bem seus clientes, o que gera todo esse desgaste mencionado acima, sem falar na falta de resultados que faz com que a gestão da empresa invista cada vez menos no marketing. Para sair dessa, que tal criar campanhas com foco em personas? Será que você está preparado para isso?

O que são personas

Personas são representações dos seus clientes, visando construir o perfil de um cliente ideal. Elas são desenvolvidas a partir do entendimento que você tem do seu público-alvo, mas aprofundando ainda mais essas características, para compreender temas como o que motiva o seu cliente a comprar, quais são os fatores mais relevantes para ele na compra e quais são as reais necessidades dele.

Para construir uma persona, você deve entrevistar o maior número de clientes e prospects do seu negócio, fazer as perguntas adequadas para entender os problemas que eles têm e que desejam resolver e assim criar grupos de interesses, desenvolvendo uma persona para cada um desses grupos.

Planejando o marketing com foco em personas

Para planejar o seu marketing focando-se em personas, é preciso primeiro construí-las. Lembre-se de que o perfil do cliente é mutável, portanto, atualize suas personas sempre que necessário para manter a competitividade. Depois, parta para as ações, que devem ser desenvolvidas de maneira personalizada para cada persona.

Uma boa maneira de planejar o marketing usando personas é utilizar os recursos do Facebook Ads, em especial a construção de públicos personalizados.

A partir de uma base de clientes, com e-mail ou telefone, você cria uma persona para a rede social, que vai buscar os usuários com perfil semelhante para você, direcionando suas campanhas para quem realmente tem a ver com o seu negócio. A ferramenta utilizada para isso é o Power Editor, que é bastante simples de ser utilizado e pode te ajudar a ir em busca de prospects cada vez mais qualificados.

No Power Editor, você escolhe a opção Criar Público e segue os passos mencionados pela ferramenta, fazendo upload da sua lista de contatos. Com a lista registrada na plataforma, você cria anúncios personalizados e envia para pessoas que tenham o mesmo perfil, ou seja, pessoas que estejam representadas nas personas criadas anteriormente.

Desenvolva seu conteúdo para suas personas

Criar conteúdo apenas para gerar links para o seu site ou blog pode trazer alguns resultados, mas não traz os melhores. Quando você desenvolve conteúdos focados nas necessidades das suas personas, você atinge seus prospects e clientes com mais eficácia, pois dá a solução no momento exato em que eles a estão buscando.

Lembre-se de que quando um prospect se torna um lead, ele passa a desenvolver uma jornada de cliente própria, avançando mais ou menos no funil de vendas de acordo com as suas necessidades. Com necessidades diferentes dos demais, cada lead precisa ter conteúdos personalizados, sempre pensando no perfil da persona.

Evolua suas personas planejando o marketing da sua empresa

Conforme você vai planejando o marketing da sua empresa, vai conhecendo cada vez mais os produtos e serviços, seus diferenciais e potencialidades no mercado. Isso contribui para que você evolua suas personas de maneira a oferecer sempre as melhores soluções para um público cada vez mais exigente e preparado para compreender seus produtos e serviços.

Gostou de saber como criar campanhas com foco em personas? Fique atento ao nosso blog que logo traremos outros artigos sobre o mesmo tema! Quer montar uma estratégia baseada em personas? Entre em contato com a Part!



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