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Saiba o que é inbound marketing e por que vale a pena aplicá-lo na sua empresa

25 junho 2014
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Antigamente, as estratégias de marketing eram pensadas sob a perspectiva de que quanto mais “espalhar o produto”, mais chance você tem de vendê-lo. Isto é, o foco era no produto e não no cliente, que era visto somente como “aquele que compra”. Pois essa visão vem sendo pouco a pouco substituída por uma mais moderna e efetiva, chamada Inbound Marketing, em que o foco é ganhar o interesse das pessoas e fidelizá-las.

Conheça, neste post, alguns elementos do Inbound Marketing e saiba por que é interessante aplicá-lo na sua empresa.

Inbound Marketing: o que é?

Há muito tempo o consumidor deixou de ser aquela figura passiva para se tornar um agente efetivo no seu processo de compra. Ele seleciona, pesquisa, busca por preço, qualidade e, atualmente, conta com inúmeras ferramentas que o auxiliam nessa tarefa. E é aí que entra o inbound marketing ou, se preferir, “marketing de atração”.

Esse novo conceito parte do pressuposto de que a empresa deve investir esforços para atrair o cliente através de novas ferramentas, como blogs, podcasts, eBooks, whitepapers, enfim, todas as estratégias do chamado marketing de conteúdo. Essa concepção visa focar melhor o seu negócio, direcionando possíveis clientes para ele através do fluxo de informação.

Alguns números que demonstram o sucesso

Números dão conta de que o inbound marketing chega a custar 60% mais barato se comparado a outras técnicas, como publicidade em televisão, revista ou outros meios convencionais. Além disso, as empresas que lançam mão do marketing de conteúdo conseguem aumentar em quase 100% o fluxo de visitantes em seu website. Esses números combinados geram um retorno de mais de 250% sobre o capital investido.

Por que ele faz tanto sucesso?

O inbound marketing faz muito sucesso porque ele é capaz de conquistar o cliente, cativá-lo e, consequentemente, fidelizá-lo. Ao focar os investimentos no consumidor, você o trata como um parceiro, na medida em que a comunicação se dá de maneira muito mais interativa e dinâmica.

Além disso, mais do que meramente propaganda, o inbound marketing oferece informação de qualidade ao cliente, que pode variar sobre determinado produto, sobre práticas associadas aos bens de consumo, entre outras. Isso faz com que a possibilidade de novos compartilhamentos espontâneos seja muito maior do que numa publicidade convencional. Ademais, isso agrega valor à sua marca, que passa a ser vista como interessada, diferenciada e dedicada aos clientes.

As etapas da atração

A utilização do inbound marketing possui alguns passos que, se seguidos, garantem a satisfação do cliente e o retorno no seu investimento. Por isso, é importante planejar, isto é, identificar as necessidades do seu mercado e prover uma informação inovadora. Assim você pode aumentar o alcance de público para sua empresa, atraindo novos clientes. Para isso, você deve propor conteúdos que agreguem valor de experiência do cliente, fato que contribuirá para o seu engajamento.

Aliás, vale lembrar que o cliente engajado é muito mais fiel e contribui com propaganda positiva para sua empresa, indicando-a a amigos, parentes e toda a sua ampla rede social. Viu como investir no inbound marketing é inovador e certeiro? Por isso, não perca tempo e comece já a mudar a cara da sua empresa!



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