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Redes sociais: como utilizá-las para alavancar seu negócio?

9 setembro 2014
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Já faz algum tempo que as redes sociais são a principal atividade das pessoas na internet. Elas se afirmaram como algo inerente à vida moderna. Até mesmo nossos pais e avós, menos adeptos de tecnologias digitais, já se conectam à família e amigos pelo Facebook. E quando pensamos nas novas gerações, elas são praticamente onipresentes. Quem tem 18 anos ou um pouco mais, não conhece o mundo sem internet. Para estes indivíduos, as redes sociais são tão inerentes ao seu cotidiano quanto ir à escola ou ao trabalho.

Se as pessoas estão nas redes sociais, as marcas não deixam por menos. Elas estão presentes e ativas, dialogando com o público nestes canais que são cada vez mais populares. Porém, muitas não têm atingido os resultados esperados, e a razão é simples: não estão usando o tom adequado para aquele ambiente.

Para falar com o seu público nas redes sociais e obter as respostas que deseja, é preciso utilizar a abordagem adequada. Desta forma, você certamente terá nestes canais uma importante ferramenta para alavancar o seu negócio. Veja a seguir algumas dicas para chegar lá.

Gere empatia

Se pudéssemos dar apenas um conselho a quem quer atuar em redes sociais de forma assertiva, seria o seguinte: use estes canais para gerar empatia entre o público e a sua marca.

Imagine que você está no bar com seus amigos, conversando animadamente naquele happy hour depois do trabalho. Então aparece um vendedor ambulante, interrompe a conversa e começa a insistir para que você compre um produto qualquer. Qual seria sua reação? Provavelmente negativa, correto?

O mesmo ocorre no ambiente virtual. Redes sociais são espaços que as pessoas usam para se relacionar com amigos, família e colegas de trabalho. Se uma marca tenta entrar neste círculo com o objetivo de se promover, será vista exatamente como o ambulante inconveniente no happy hour.

Seus canais em redes sociais devem trazer ao público temas descontraídos, que representem algum valor para ele. Este valor pode ser diversão, utilidade, comodidade e até mesmo ofertas, desde que na medida certa.

Mas como colocar isso em prática?

Dialogue

Uma das bases da atuação em redes sociais é o diálogo. Ao gerar conteúdo, pense em formas de gerar engajamento do público. E quando o engajamento acontece, mantenha o diálogo. Responda, instigue, incentive a interação.

Não menos importante é dialogar com o consumidor que está falando não com a sua marca, mas sobre ela. Para isso, é essencial manter um constante monitoramento de palavras-chave relacionadas à empresa e seus produtos, para detectar menções que demandem uma atuação ativa, seja para incentivar e engajar, seja para contornar situações adversas.

Seja divertido

Uma postura de notório sucesso nas redes sociais é o bom humor. As marcas que são descontraídas e divertem o público são vistas de forma positiva e costumam formar bases consistentes de fãs, com bom engajamento.

Obviamente você deve analisar o contexto do mercado em que atua. Nem todos os segmentos permitem brincadeiras, mas você pode encontrar o tom ideal para sua marca prestando atenção às reações do seu público.

Promova na medida certa

Fazer promoções não é pecado, só é preciso acertar a dose. Ofertas realmente atraentes são bem-vistas e funcionam, enquanto aquelas que não apresentam real vantagem acabam sendo ignoradas e até mal vistas.

Não exagere também na frequência. Muitos profissionais da área costumam seguir a regra de não exceder 10% de postagens promocionais.

Concluindo

Veja suas redes sociais como canais para criação de relacionamentos a médio e longo prazo. Isto se constrói através do cultivo de empatia e até mesmo simpatia. Utilize storytelling, humanize sua marca e se coloque ao lado do cliente.

Promoções realmente relevantes também criam confiança, mas pense nas redes sociais mais como um canal de branding para a sua marca. E não seja ansioso, pois os resultados só aparecem depois de algum tempo de trabalho.

Quer falar mais sobre esse assunto? Ele está longe de ser esgotado nesse post. A seção de comentários está à sua disposição para isso!

 



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