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Qual a melhor forma de divulgar minha empresa na internet

10 dezembro 2014
1 comentário
8.822 Viram

A internet é um terreno potencialmente ilimitado para que você estabeleça e mantenha um relacionamento com o seu público. Porém, como em qualquer área, existem inúmeros concorrentes em busca da atenção do mesmo público-alvo. Diante disso, você provavelmente já se perguntou: qual a melhor forma de divulgar minha empresa na internet e alcançar todo aquele enorme volume de potenciais clientes online?

A pergunta é pertinente. Realmente, quase todo tipo de negócio tem público online hoje em dia. Mas este público é constantemente “bombardeado” por um enorme volume de informações, seja no computador, smartphone, tablet ou qualquer dispositivo conectado à internet. É um desafio conseguir a atenção dele para a sua marca.

Para que este propósito seja cumprido de forma satisfatória, existem os canais certos e é sobre eles que iremos falar nesse artigo!

Site próprio (incluindo um blog!)

 

Quanto mais abrangente for a sua presença digital, melhor. Mas tão importante quanto a abrangência é possuir um “ponto de centralização”, que deve ser o seu site. Em condições normais, não é recomendável manter como canal oficial da sua marca uma página que não esteja 100% sob o seu controle, como um perfil em uma rede social, por exemplo.

Seu site é a referência que a maioria dos usuários irá procurar quando estiver considerando contratar seus serviços ou adquirir seus produtos. Por isso, para começar a responder a pergunta “como divulgar minha empresa na internet”, o primeiro passo é cuidar bem do site. E para garantir aos seus visitantes uma experiência satisfatória, é imprescindível que o site tenha um design responsivo. Entenda mais sobre a invasão das telas, leia nossos artigos sobre o acesso mobile e site responsivo.

Além dele (ou mesmo dentro dele) é altamente recomendável que você possua um blog oficial. A geração de conteúdo através dele é uma forma muito eficiente de manter um fluxo constante de visitas, obter compartilhamentos em redes sociais e, especialmente, visitas provenientes de mecanismos de busca.

SEO (Otimização para buscadores)

Por falar em mecanismos de busca, fique muito atento à forma como o seu site é interpretado por eles e também na quantidade e qualidade do conteúdo que você oferece. SEO é a sigla do inglês Search Engine Optimization, ou otimização para motores de busca.

Os buscadores, como o Google, entregam ao usuário resultados de qualidade e relevantes às buscas realizadas. E eles estão cada vez mais eficientes nesse propósito! Truques que costumavam ser usados para posicionar bem sites de baixa qualidade são cada vez menos efetivos e, pelo contrário, geram punições.

Ter um site bem posicionado no Google e similares significa economia direta na compra de mídia online. Além disso, é um trabalho de resultados mais duradouros e consistentes. E como conteúdo é o que os buscadores procuram no seu site, invista nisso! Como já foi dito antes, mantenha um blog com atualizações constantes e qualificadas. Pesquise estratégias de marketing de conteúdo e aplique-as.

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Links patrocinados

Por mais eficientes que sejam suas estratégias de SEO, em muitos casos ainda será necessária a contratação de serviços de links patrocinados para divulgar sua empresa na internet.

Como dissemos, o trabalho de SEO só começa a apresentar resultados a médio prazo, e em algumas situações você precisa de resultados imediatos. E há também casos em que a concorrência pelos primeiros lugares no Google é tão grande que fica inviável obtê-los. Em situações como essas, os links patrocinados são um recurso muito útil.

Os links patrocinados são anúncios de texto exibidos junto aos resultados naturais (orgânicos) das buscas. O Google domina amplamente este segmento do mercado, com sua ferramenta Adwords. Mas para conseguir mais visitas e garantir o sucesso dos seus anúncios, você precisa aprender a selecionar palavras-chave que irão dar uma boa guinada na sua página! Existem também links patrocinados em redes sociais e outros tipos de sites.

Redes sociais

As redes sociais são, atualmente, um ponto essencial de atenção para as marcas. Com uma enorme penetração entre os usuários da internet, é certo que seu público está presente nelas, para manter contato e se relacionar com os amigos e a família.

A boa notícia é que o público está, em grande medida, aberto a se relacionar também com as marcas. E é com isso em mente que você deve pautar sua atuação nestes canais. Engajar pessoas nas redes sociais é criar intimidade com elas, conquistar confiança e ser recomendado. Leia nosso artigo sobre engajamento de posts no Facebook.

As redes sociais são um local perfeito para o branding e a obtenção de mind share. Com uma atuação adequada, você pode fixar sua marca na mente do público, para que ela seja a escolhida no momento da compra. A não ser em situações específicas, entrar em uma rede social exclusivamente para realizar vendas é uma estratégia fadada ao fracasso. Tenha em mente o conceito de “slow selling”.

E-mail marketing

O bom e velho e-mail marketing nunca deve ser desprezado. Pelo contrário, ele é uma das mídias com maior retorno no marketing digital. Invista na construção de uma base qualificada (o blog, mencionado anteriormente, pode colaborar muito nesse sentido), segmentação e qualidade das mensagens. Isto pode lhe render um número significativo de leads.

O e-mail marketing é a opção de muitas empresas e profissionais que desejam se manter próximos de seus clientes, criando um elo de ligação mais forte do que a simples relação de compra e venda. E a sua boa execução garante táticas mais eficazes, clientes mais satisfeitos e taxas de conversão e vendas mais elevadas.
Veja aqui quais são as boas práticas para fazer campanhas de e-mail marketing.

 

Se você quer ficar mais por dentro ou precisa terceirizar o serviço de marketing digital da sua empresa para, enfim, parar de se perguntar “como divulgar minha empresa na internet”, entre em contato!

 



1 Comentário

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    Adriano Gomes1 junho 2015Reply

    Ótimo conteúdo!
    Tenho uma empresa de toldos e coberturas, e
    sei bem o que significa isso! Más também sei que
    a internet é o mercado do futuro, todas as empresas
    tem que está lá, caso contrário, vão ficas de fora…
    Valeu pelo conteúdo!


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