part

Projetos colaborativos: como a parceria gera grandes negócios?

8 maio 2016
Nenhum comentário
1.741 Viram

Empresas se unem para somarem competências. Investidores procuram por empreendedores para tornarem viáveis seus negócios. Entenda como a parceria colaborativa e o crowdfunding podem ser a grande sacada para grandes resultados.

No bom português, crowdfunding significa financiamento coletivo ou colaborativo. Você já deve ter recebido o convite de algum amigo para ajudar no lançamento do livro ou CD, certo? O crowdfunding não é exclusividade de artistas em início de carreira e se estende também para startups e projetos que precisam sair do papel.

Aqui, no Brasil, muitas plataformas facilitam esse processo. Se você precisa de grana para dar o pontapé inicial na sua startup, listamos algumas plataformas para você:

1 – Kickstarter

Voltado para projetos criativos nas áreas de Artes, Design e Tecnologia, o Kickstarter é a plataforma de maior arrecadação no país.

O que é legal?

Baseada no modelo de doação, qualquer pessoa pode contribuir com qualquer quantia para o seu projeto. Muito utilizada por empreendedores com um produto real, a plataforma consegue formar uma base de primeiros clientes ou usuários.

2 – Crowdfunder

Também muito conhecida, o foco dessa plataforma de financiamento coletivo é startup.

O que é legal?

Ao colocar sua startup em contato com investidores, você também encontra sócios. Ao investir no seu negócio, a pessoa se torna sócia e/ou participante dos lucros da sua empresa.

3 – Catarse

Baseada no tudo ou nada, a plataforma só libera a grana se você alcançar a meta proposta inicialmente.

O que é legal?

É o maior site brasileiro de financiamento coletivo e, por isso, tem uma credibilidade para conquistar a segurança de possíveis investidores.

4 – Benfeitoria

Focada em meio ambiente, é voltada para empreendedores de negócios sociais e startups de impacto ambiental.

O que é legal?

É a primeira do mundo a não cobrar comissão sobre o dinheiro arrecadado pelos projetos.

Antes de cadastrar seu projeto em qualquer uma dessas plataformas, fortaleça o embrião da sua startup com um bom planejamento e, claro, com o modelo de negócio pronto para atuar em condições de incertezas. (Conheça as 8 dicas para abrir sua startup e faturar com aplicativos)

Até então estamos falando de grana. No entanto, a colaboração vai além do investimento financeiro. Muitas empresas se sustentam também pelo conteúdo colaborativo e, provavelmente, você colabora com muitas delas todos os dias.

Se liga nessa lista e entenda como a colaboração é o tempero da receita de sucesso.

5 empresas colaborativas e milionárias

1 – Waze

Ao usar esse aplicativo para fugir do trânsito, o motorista colabora enviando conteúdo ao Waze. Isso é possível porque, com o GPS conectado, o Waze identifica informações importantes para tornar seu serviço melhor. Além dessa colaboração passiva, o público pode colaborar voluntariamente com notícias sobre acidente, radar, policiamento etc.

2 – Moovit

Com o mesmo objetivo do Waze só que para o transporte público, o Moovit disponibiliza a melhor rota para quem usa metrô, trem e ônibus. Ele também se alimenta de informações dis celulares que se conectam ao app.

3 – Uber

O aplicativo conecta passageiros e condutores, em tempo real, para compartilharem caronas. Em São Paulo, o Uber inovou com o UberPOOL. O objetivo é compartilhar carona entre passageiros com rotas similares.

4 – Getaround

O app disponibiliza vagas de garagem para aluguel também no sistema colaborativo. Você, que trabalha durante o dia com seu carro e deixa a vaga do seu prédio vazia, pode alugar o espaço e faturar uma grana.

5 – Spinlister

O app é voltado ao aluguel de bikes, pranchas, skiis e snowbords. No entanto, de forma colaborativa. Você disponibiliza seu equipamento e pronto.

As plataformas de financiamento também são projetos colaborativos. A colaboração é a palavra de ordem em uma nova forma de fazer comunicação e gerar resultados. Nós, da Part, também tiramos um projeto do papel com a coautoria de muitos cervejeiros espalhados pelo Brasil. A Think Beer ganhou forma e vive a partir do conteúdo colaborativo.

Esteja sempre atento às mudanças da sociedade e formas de consumo. Depois de apostar na colaboração para impulsionar seu negócio, quem sabe você será o próximo milionário ? Apostamos nisso.
E aí? Quer transformar sua ideia em realidade e ainda não sabe por onde começar? A gente te dá uma força. Fale com a gente.

 



Nenhum comentário


Deixe um comentário

Saindo do forno…


Fale com nossa equipe


Adoramos a sua visita!

Será um prazer te receber para tomar um café e conversarmos sobre presença digital. Você também pode nos ligar no (31) 3411.1540 ou nos enviar um e-mail no part@part.com.br

mande uma mensagem

  • Facebook
  • instagram
  • Google Plus