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Por que os publieditoriais podem ser uma boa para o seu negócio?

9 julho 2015
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Começou com informe-publicitário, depois foi batizado de publieditorial e, agora, há quem chame de advertorial. Você pode não se lembrar do nome, mas, certamente, já se deparou com um anúncio disfarçado de matéria jornalística lá na década de 90. Uma ferramenta que tenta conquistar o público a partir de um conteúdo informativo e interessante.

 Informe publicitário tradicional.

Informe publicitário tradicional.

Se um publieditorial for bem feito, é capaz de agradar os três principais envolvidos na história: a marca, o veículo e o leitor. O último é o mais importante e é para envolver e, principalmente, satisfazer o potencial consumidor que precisamos ficar atentos ao conteúdo e o objetivo do anúncio.

Das páginas centrais das revistas para os blogs, o publieditorial caiu nas graças das grandes marcas. Geralmente, as agências escolhem os blogs relacionados ao segmento do seu produto, ou os formadores de opinião com relevância nas redes sociais. Daí, criam ou um roteiro ou uma sugestão de texto e aguardam ansiosos pelos likes e compartilhamentos.

Jout Jout em pulieditorial para a marca Enjoei.

O importante é gerar um conteúdo relevante capaz de dialogar com seu público e sua marca. Mais importante ainda é ser transparente com seus consumidores e não tentar maquiar o publieditorial. Esse é um dos erros mais comuns.

Muitos anunciantes querem iludir o público, fingindo que a publicação é como uma outra qualquer e não endossada pela marca. Quando o consumidor descobre, sente-se enganado a ponto de questionar o próprio produto. “Se tentam me enganar com uma publicação, farão o mesmo com o produto”. Algumas pessoas entendem publicidade como mentira bem contada por erros como esse.

Outro erro recorrente é produzir um publieditorial com uma abordagem que nada tem a ver com o veículo ou com a personalidade de quem assina.  Por isso, é indicado sugerir o conteúdo e deixar o próprio blogueiro, por exemplo, elaborar o texto. Todo cuidado é pouco para não invadir os interesses do público com algo que ele não queira ver.

O publieditorial eficiente, além de transparente e coerente, pode ser útil para os seguintes casos:

  1.       Aproximar a marca – um publieditorial bem feito humaniza sua marca e a coloca de igual para igual no universo do seu público. Quando você coloca o depoimento de um funcionário, por exemplo, em um blog relacionado, você mostra quem está por trás do seu negócio.
  2.    Trazer o produto para o cotidiano das pessoas – se a melhor propaganda é o boca-a-boca, imagine a força do depoimento de um influenciador sobre seu produto. O publieditorial pode ensinar como usar seu produto sem parecer chato ou cansativo e, ainda, gerar interesse a partir do uso de outra pessoa. (Lembra do papo sobre neurônios-espelhos e o neuromarketing? Esse é um dos melhores usos.)
  3.       Apresentar e reforçar valores – poucas pessoas estão interessadas em ler sua missão, visão e valores no seu site. Para explorar tudo que sua marca acredita sem ser chato, um publieditorial pode resolver. Por exemplo, uma marca de absorventes pode falar sobre cuidados íntimos ou doenças sexualmente transmissíveis, relacionando seu produto ao valor de “cuidado e bem-estar”. (Aqui, conversamos sobre o universo das marcas. Já leu?)
  4.       Gerar diálogo – conteúdo relevante é aquele que traz uma nova informação e que seja assunto para novas conversas. Pense sobre o que seu público gostaria de conversar e estabeleça conexões a partir do diálogo.

Entenda sua marca como uma boa anfitriã. Ela prepara uma sala bem confortável, uma luz ambiente aconchegante, reúne os amigos e assiste, apenas assiste. Sua marca não é a protagonista da conversa, mas é a sua marca quem promove a conversa. Entende a diferença?

Quer entender melhor sobre publieditorial e mídias alternativa? Quer conversar com seu público e reverter esse papo em resultado? Deixe com a gente.



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