part

Periscope X Snapchat: como vender sua marca em vídeo

25 agosto 2015
Nenhum comentário
1.857 Viram

Fotos, vídeos, mensagens de áudio e texto mostram como a palavra de ordem é compartilhar e as marcas precisam acompanhar para fazer parte desse diálogo. As pessoas querem mostrar o que fazem, com quem fazem e onde fazem e novos aplicativos são lançados para facilitar tantos compartilhamentos. É o caso do Periscope e Snapchat, ambos são exclusivos para o compartilhamento de vídeos e fotos, no caso do Snapchat. No entanto, as semelhanças param por aí.

O Periscope é um aplicativo assinado pelo Twitter e permite ao público transmitir filmagens ao vivo. Integrado ao microblog, o app verifica quais contatos também usam o Periscope e mostra uma lista de vídeos publicados recentemente por eles, assim como as transmissões mais populares de pessoas não seguidas.

Pelo Periscope, a interação vai além do vídeo. Fazer streaming é muito fácil. O público pode convidar todos ou alguns seguidores para participarem do vídeo. Sim, participar! Quem assiste pode mandar comentários e até emojis em tempo real. Ótimo recurso para promover debates e rodas de discussão.

O Snapchat também tem um funcionamento simples, mas com objetivo diferente. Enquanto o Periscope permite transmissões longas e disponíveis em até 24 horas, o Snapchat prioriza mensagens curtas que se autodestruirão após alguns segundos. Ou seja, uma rápida troca de informações que valoriza o momento e não a recordação.

Uma informação importantíssima às marcas é o público do app. O Snapchat é favorito entre os jovens de 13 a 25 anos, sendo a maioria feminina, cerca de 70%. Em relação à adesão, o Snapchat lidera. Segundo a Nielsen, por volta de 350 milhões de snaps são compartilhados todos os dias. Esse número se equipara aos uploads do Facebook.

Se o seu público se encaixa no perfil das pessoas que aderiram ao Snapchat, muita calma! Tem mais coisas que você precisa saber antes de planejar uma campanha específica para o aplicativo.

Por ter um caráter imediatista, o Snapchat tem um perfil mais pessoal e pouco institucional. Ou seja, as marcas precisam, além de fazer um conteúdo adequado, perceber o que as pessoas buscam no aplicativo: informações exclusivas e momentâneas. Não dá pra contar a história da sua empresa, falar sobre missão, visão e valores, por exemplo. A pauta da conversa entre seu público e sua marca precisa ser divertida e despretensiosa.

Listamos aqui os conteúdos mais apropriados para os snaps promocionais:

  1. Mostre em primeira mão o lançamento de um produto.
  2. Apresente os bastidores da empresa.
  3. Lance concursos únicos para seus seguidores.
  4. Forneça códigos de descontos.
  5. Abuse da criatividade e dos conteúdos de humor.
  6.  Identifique os snapers mais relevantes e que tenham idenficação com o universo da sua marca (Já falamos sobre Publieditorial. Já leu?).

O Periscope já é mais flexível e permite uma pauta mais séria e informativa. Uma ação que ainda não virou case, mas certamente virá, da Vivo prova exatamente isso.

A campanha #UsarBemPegaBem da marca de telefonia questiona justamente o uso do celular. (Se lembra quando falamos da importância em levantar bandeiras aqui?) A ação começou com o lançamento de um vídeo com ares de manifesto.

 

Em seguida, agendou debates com especialistas no assunto que serão transmitidos ao vivo pelo Periscope. Usar a ferramenta de streaming do Twitter foi uma estratégia genial para a adesão da campanha. Uma vez que a ação estimula o diálogo principalmente nas redes sociais.

É isso que queremos fazer pela sua marca. Preparar estratégias adequadas aos diferentes aplicativos e recursos. Aliando planejamento ao conteúdo, vamos aproximar pessoas e, com isso, fechar bons negócios.

 



Nenhum comentário


Deixe um comentário

Saindo do forno…


Fale com nossa equipe


Adoramos a sua visita!

Será um prazer te receber para tomar um café e conversarmos sobre presença digital. Você também pode nos ligar no (31) 3411.1540 ou nos enviar um e-mail no part@part.com.br

mande uma mensagem

  • Facebook
  • instagram
  • Google Plus