part

Passo a passo para montar um estúdio de fotografia para e-commerce

14 outubro 2014
4 comentários
32.515 Viram

Ao montar o seu e-commerce existem diversas estratégias que auxiliam a convencer o seu cliente a fechar uma compra, entre elas, oferecer uma visão completa sobre o produto é uma das mais importantes. Como não é possível tocar na mercadoria ou tê-la próxima para verificar sua qualidade, o site comercial deve investir em fotografias que retratam o produto da maneira mais real possível, oferecendo todo o suporte para que o cliente confie no produto que está adquirindo. Pagar um fotógrafo profissional e contratar um estúdio fotográfico para fazer o seu portfólio de produtos é uma ótima opção, porém, exige um investimento relativamente alto. Uma saída é montar um estúdio de fotografia caseiro que atenda às necessidades do seu cliente na hora de comprovar os benefícios do produto que está comprando. Por esse motivo, selecionamos algumas dicas para te ajudar a montar um estúdio fotográfico com foco em e-commerce. Confira a seguir.

Miniestúdio fotográfico

miniestudio-ecommerce

Se você está começando a investir seus recursos na sua plataforma de e-commerce, fique tranquilo. Veja nosso passo a passo para começar com o pé direito: Passo 1: pegue uma caixa de papelão com tamanho suficiente para que você insira seus produtos dentro dela e tenha espaço para fotografá-los confortavelmente. Passo 2: abra janelas em três das quatro laterais da caixa. As janelas devem ser grandes, deixando uma borda de 4 a 5cm para a estrutura do seu miniestúdio. A lateral fechada funcionará de base. Passo 3: cubra a caixa com uma dupla camada de TNT branco, revestindo as janelas. Passo 4: na base do seu miniestúdio, coloque uma tira de EVA que cubra a base e o fundo da caixa, funcionando como um fundo infinito. Você pode usar a cor que quiser neste fundo, desde que demonstre bem o seu produto. Possíveis correções poderão ser realizadas no Photoshop. Passo 5: posicione lâmpadas frias nas janelas do seu miniestúdio, criando ambiente e iluminação ideal para fotografar o seu produto. Bom ensaio fotográfico!

Estúdio com estrutura de PVC

Separe os materiais:
• Papel vegetal;
• Folhas de cartolina;
• Estilete;
• Fita adesiva;
• 3 luminárias.

 

estudio-fotografico-01

Conecte os dois canos de 60 centímetros nos conectores 5.

 

estudio-fotografico-02

 

Na sequência, conecte com os dois canos de 50 centímetros.

 

estudio-fotografico-03

 

Após isso, conecte os canos 3 com os conectores 6 e os alongamentos 4.

 

estudio-fotografico-04

 

Ligue as duas etapas anteriores conectando 4 e 5.

 

estudio-fotografico-05

estudio-fotografico-06

 

Pegue duas folhas de cartolina.

 

estudio-fotografico-07

 

 

Prenda a cartolina em um dos lados com cano 1 de modo que fique curvada. O ideal é que seja totalmente contínua.

 

 

Envolva as laterais com papel vegetal. Preocupe-se em fechar completamente os espaços para não vazar luz.

 

estudio-fotografico-11

 

Coloque as luminárias nas duas laterais e na parte superior frontal.

 

estudio-fotografico-12

 

Divirta-se fazendo as fotos dos seus produtos. Você pode apagar a luminária superior em alguns casos com determinados tipos de produtos. Agora é experimentar para conseguir os resultados desejados.

 

 

Os fotógrafos normalmente utilizam massinha de modelar e fios de nylon para conseguir ângulos diferenciados para fotografar os objetos.


Receba dicas de marketing digital no seu e-mail e melhore suas conversões.

Estúdio fotográfico amador

Para criar um estúdio fotográfico amador para o seu e-commerce, selecione um cômodo da sua empresa ou da sua casa que receba uma boa iluminação solar e tenha as paredes brancas. O branco reflete a luz, por isso é o mais adequado para este tipo de atividade. Caso a sua parede seja de outra cor, cubra-a com TNT ou tecido branco para fazer o fundo infinito. Passo 1: escolha o cômodo. Passo 2: adquira luminárias de mesa. Passo 3: escolha o local onde as fotos serão tiradas. Passo 4: posicione as luminárias de mesa direcionadas ao produto, observando se não há sombra. Passo 5: use um guarda-chuva ou um lençol branco para dispersar a luz ou filtrá-la, dependendo do sombreamento que projetar (se houver). Bom trabalho! Investindo em fotografias de qualidade você garante maior atratividade para os produtos do seu e-commerce, transformando as imagens em verdadeiras descrições visuais dos objetos. Não se esqueça de se atentar para a resolução das fotos e também para a quantidade de fotos por produto. Quanto mais detalhes você conseguir mostrar por meio das fotografias, mais interessado seu cliente ficará. Viu como é simples montar um estúdio de fotografia? Ficou alguma dúvida? Deixe sua opinião através dos comentários e fique ligado no blog!



4 comentários

  • Avatar

    Elisio Domingues de Souza6 julho 2015Reply

    Grato. Excelentes as dicas para a montagem de um estúdio caseiro!

    • Avatar

      partcom7 julho 2015Reply

      Obrigado Elisio, esperamos que tenha sido útil pra você.

  • Avatar

    Vanessa17 setembro 2015Reply

    Muito obrigado pelas dicas… Gostei bastante, porque é super prático! Indo fazer agora pra fotografar meus bombons…

    • Avatar

      partcom23 setembro 2015Reply

      De nada Vanessa, quando tiver alguma foto tirada no novo estúdio manda pra gente 🙂


Deixe um comentário

Saindo do forno…


Fale com nossa equipe


Adoramos a sua visita!

Será um prazer te receber para tomar um café e conversarmos sobre presença digital. Você também pode nos ligar no (31) 3411.1540 ou nos enviar um e-mail no part@part.com.br

mande uma mensagem

  • Facebook
  • instagram
  • Google Plus