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Os 4 momentos mais importantes para sua marca aparecer na internet

14 setembro 2015
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Há 10 anos, parecia um futuro distante resolver tudo pelo celular. Ainda desconfiávamos das compras online e tínhamos medo de digitar a senha eletrônica para acessar a conta no banco. Hoje, um mundo de possibilidades está na palma das nossas mãos na velocidade 4G. A tecnologia mudou a forma de consumo antes mesmo das marcas se preparem para isso.

Antes de perguntamos “como” interagir com o consumidor, precisamos perguntar “quando”. De acordo com um novo modelo do marketing, o segredo para conquistar uma cadeira cativa na preferência do público está nos “micro-momentos”, milésimos de segundo em que seu cliente está disposto a ouvir o que sua marca tem a dizer. Segundo uma pesquisa recente do

Google

, 94% dos usuários de smartphones procuram por informações em seus aparelhos enquanto estão em meio a tarefas. Ou seja, sua marca concorre com infinitas outras prioridades e ela tem poucos segundos de atenção. Transformar o micro-momento em diálogo é o ponto que muitas marcas ainda não conseguiram.

Os micro-momentos são instantes de impulso, um tempo mínimo dedicado a uma necessidade imprevista. Daí, se a mensagem estiver nesse exato momento, você tem grandes chances de conquistar mais um cliente. Diferente da mídia tradicional com data e horário marcados entre um capítulo da novela e o jornal, os micro-momentos não tem data para acontecer. No entanto, essa imprevisibilidade deixa esses poucos segundos o instante perfeito para conversão, além de mais corriqueiros do que se possa imaginar. Você sabia que, em média, os brasileiros olham para os seus telefones mais de 86 vezes por dia? O dado também levantado pelo Google nos mostra que acertar em cheio não é tão impossível se entendermos bem o que nosso cliente procura.

Esse é o desafio. Não basta entender quais são os micro-momentos, nós, profissionais de comunicação, precisamos de uma mensagem adequada que transforme o instante em conversa e, consequentemente, conversão. Ainda de acordo com o estudo apontado pelo Google, listamos para você quais são os momentos certos para fazer um trabalho de branding.

Os 4 micro-momentos mais importantes para os consumidores também são para as marcas.

  1. Momento eu-quero-saber:
    Cerca de 65% dos consumidores procuram mais informações online do que há alguns anos. Além disso, 66% das pessoas usam seus smartphones para procurar informações de algum comercial na TV. As pessoas estão curiosas e sabem exatamente onde conseguir informações. Elas entendem seu poder de compra e querem fazer a escolha certa.

    Como usar esse micro-momento a favor da minha marca? Esse é o momento em que seus clientes buscam informações sobre você. O mínimo é que sua marca tenha um site completo, atraente e, principalmente, fácil de achar. Use as estratégias de SEO e aprenda a vender sua marca na internet.

  2. Momento eu-quero-ir:
    Se seu cliente quer ir, você precisa estar lá. Para isso, o anúncio geolocalizado pode ser a ponte entre a sua marca, seu cliente e o micro-momento desejado.

    Como usar esse micro-momento a favor da minha marca? Já conversamos sobre geolocalização e publicidade. Uma mensagem direcionada por localização pode ser a resposta que o consumidor espera e sua marca também.

  3. Momento eu-quero-fazer:
    81% dos consumidores on-line concordam que a qualidade, o tempo ou a relevância da mensagem de uma empresa influencia sua percepção sobre uma marca. Sua marca não pode desperdiçar nenhum instante da atenção.

    Como usar esse micro-momento a favor da minha marca? Traga informações relevantes sobre seu produto. Lembre-se que relevante é sempre alguma informação que seu público não tem e que seja capaz de gerar diálogo. SIM! Sua marca precisa de uma agência digital e aqui te explicamos o porquê.

  4. Momento eu-quero-comprar:
    Cerca de 2 em cada 5 pessoas afirmam que o smartphone ajudou a escolher qual produto comprar. Esse momento é valioso, pois já existe uma pré-disposição. Tudo que precisamos é atender às expectativas do cliente com a mensagem certa na hora certa.

    Como usar esse micro-momento a favor da minha marca? Listamos os 7 passos antes de começar a vender pela internet  Já leu?

Nesses micro-momentos as expectativas dos seus clientes são mais altas do que o normal e fazem com que o público esteja mais sensível à sua mensagem. Ou seja, o melhor momento para um trabalho de branding. O primeiro passo é compreender as necessidades (e expectativas) do seu público em todos esses instantes.

O passo seguinte é localizar o momento em que você deseja dominar. Entenda qual é a jornada de consumo do seu produto e em qual desses momentos você pode atacar com a mensagem certa.

Um detalhe importante sobre os micro-momentos que precisa ficar claro. Em muitos instantes, o ato da compra não acontece necessariamente quando a marca consegue fisgar o consumidor naquele exato momento. Isso quer dizer que nem sempre o último clique é em “comprar” por mais que sua mensagem tenha sido eficaz. Um bom dado também levantado pelo Google comprova esse raciocínio: 82% dos usuários de smartphones consultam seus telefones enquanto estão em pé numa loja decidindo a compra. Ou seja, da loja física, ele consulta seu site. Se ficou satisfeito com a informação, pronto! Ele consumirá seu produto.

Os micro-momentos são essenciais para o processo de escolha. 

.Seu futuro cliente pode encontrar sua marca no mapa e vai pessoalmente à loja, por exemplo, ou acessa informações do seu produto pelo celular e depois entra no site via computador e compra. Fique de olho nos funis multi canais e certifique-se que sua marca estará na hora certa e no lugar certo.

Quer entender melhor como esses micro-momentos podem alavancar suas vendas na web? Quer decifrar como o consumidor chega até sua marca na internet?

Conte com a gente.



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