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Os 3 Ps do Real Time Marketing

28 abril 2015
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Em 2013, o Super Bowl, a final do principal campeonato de futebol americano, sofreu um apagão. Milhares de pessoas conectadas ao evento comentaram o fato nas redes sociais. A equipe de social mídia da Oreo “mitou” quando postou o seguinte tweet: “Apagão? Não tem problema. Você ainda pode mergulhar a sua bolacha no escuro”. Pronto! Mais de 15 mil compartilhamentos e aquele apagão trouxe os holofotes para uma marca e seu produto.

Tweet da Oreo compartilhado mais de 15 mil vezes

Tweet da Oreo compartilhado mais de 15 mil vezes

A presença de espírito da Oreo faz com que a marca seja referência quando o assunto é o Real Time Marketing. Mesmo o conceito sendo intuitivo e de fácil compreensão, a comunicação em tempo real é diferente da comunicação minuto a minuto e pode gerar (muitas!) dúvidas e fracassos se não for bem executada.

Em um papo com o Meio & Mensagem, Bryan Weiner, CEO da CEO da 360i – agência responsável pelo marketing digital da Oreo, conta um pouco sobre os erros e acertos das ações em mídia social. Segundo Weiner, Real Time Marketing ” Não é uma avalanche de informações e interações que faz sucesso, e sim uma intervenção no momento certo”.

Momentos não são somente memes. Na época do polêmico vestido azul-branco-preto-dourado (relembre o caso aqui), muitas marcas viram uma oportunidade para atrair seu público para uma boa conversa. No entanto, muitas fizeram um discurso vazio e a oportunidade pareceu uma conversa fiada de quem quer chamar a atenção.

Pois bem, Weiner salienta a importância dos “The Three Ps”: planning, process and practice, ou em português: planejamento, processo e prática.

Planejamento: Autenticidade é a palavra de ordem. Para tanto, um planejamento precisa ser sólido e bem pensado.

  • Defina a persona da marca – desde como ela conversa até como reage
  • Defina quais são os assuntos do universo da marca
  • Estabeleça e enalteça os valores da marca em toda as oportunidades de diálogo

Processo: Real Time Marketing exige tempo, cuidado e flexibilidade. É necessário rever o processo da equipe, uma vez que o planejamento da marca, seu universo e posicionamento precisam estar bem alinhados.

  • Prepare-se para realocar uma equipe, caso surja uma oportunidade
  • Mantenha a equipe preparada para dar respostas rápidas e certeiras
  • Mantenha os estudos e as atualizações me dia

Prática: A equipe precisa ser bem treinada e organizada, inclusive para lidar com situações inesperadas. Afinal, tudo pode acontecer na vida real.

  • Fuja das respostas padrão e personalize ao máximo suas mensagens de resposta
  • Mantenha uma equipe treinada e preparada para lidar com o inesperado
  • Informe, atualize-se e permaneça atento às oportunidades de diálogo

Por que Real Time Marketing é uma boa para meu negócio?

Boa pergunta! Em uma visão moderna de comunicação, marcas são (quase) como pessoas. Nas redes sociais, conversam, usam gírias, assumem uma personalidade. Criar afinidade com seu público é primordial para que sua marca seja lembrada na hora de escolher o que consumir e, principalmente, para conquistar novos consumidores. As pessoas estabelecem vínculos emocionais quando percebem que aquela marca tem um discurso similar ao de um amigo, por exemplo, ou de alguém ela admira. O Real Time Marketing é uma oportunidade não somente para ampliar o diálogo, como uma oportunidade de fazer com que sua marca seja percebida de forma relevante.

Quer colocar sua marca na turma dos seus consumidores? Fale com a gente agora mesmo.



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