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Os 3 erros mais comuns de usabilidade mobile

2 julho 2015
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No Brasil, 51,4 milhões de pessoas usam smartphones com acesso à internet de acordo com a pesquisa da Vivera Mobile, em parceria com a Nielsen Ibope. O estudo ouviu aproximadamente mil pessoas de todo o país e aponta que a classe C representa mais de um terço do total de usuários.

Ou seja, o seu site pode ser acessado pela primeira vez de um celular. E aí? Já pensou nisso? Será que o ambiente digital da sua empresa está pronto para receber visitas de qualquer dispositivo? E receber bem as visitas vai muito além de preparar um site responsivo replicando tudo que tem lá no destktop. Não basta ser bonitinho, tem que ser funcional.

A prioridade é a experiência do público e a usabilidade dos dispositivos móveis deve ter um peso muito (mas muito mesmo) maior do que sua versão para desktop. Pera, mas o que é usabilidade?

Nada mais é do que a facilidade empregada para determinada tarefa.  Quanto mais fácil for desempenhar uma função, mais útil se torna seu site, e-commerce ou aplicativo. Desse casamento entre facilidade e utilidade, nasce a preferência. Se o seu consumidor teve uma boa experiência com seu ambiente digital, ele vai voltar.

Para Jakob Nielsen, um dos maiores especialistas em usabilidade e tecnologia e um dos diretores da Nielsen Norman Group (empresa especializada em consultoria em usabilidade), um produto fácil de usar, consequentemente, dá um bom retorno financeiro.

A usabilidade é importante em qualquer ponto de contato entre o eu site e o consumidor. No entanto, quando falamos em dispositivos móveis, esse cuidado deve ser redobrado. Ao acessar de um PC, o foco do público é, quase sempre, totalmente direcionado ao site. Ele tem o mouse de apoio e está mais disposto a procurar caso não ache algo. Essa dedicação muda quando o contato começa pelo celular. Isso porque o seu site disputa com aplicativos, notificações nas redes sociais, conversas pelo WhatsApp ou até mesmo chamadas telefônicas e o velho SMS. Quem navega pelo celular, geralmente, está assistindo à TV, comendo ou conversando com alguém. Raramente, a atenção é 100% dedicada àquela atividade. Então, o papo deve ser direto, fácil e amigável.

Nielsen aponta alguns erros mais comuns quando o assunto é usabilidade para dispositivos móveis. Acompanhe e repense a experiência que o seu consumidor tem com o seu ambiente digital.

  1. O primeiro erro é o tamanho dos botões. Geralmente, a Guideline aponta o tamanho mínimo possível, e, nem sempre, o tamanho mais indicado é o correto. Nielsen afirma que os olhos são mais rápidos que os dedos. Sendo assim, o tamanho do botão deve ser grande o suficiente para ser visto e deve ajudar na seleção rápida pelos dedos.
  2. O segundo erro mais recorrente, de acordo com Nielsen, é a luta pelo destaque. Para os dispositivos móveis fica evidente a hierarquia de informações. Priorize uma informação e não tente destacar todas as seções do site de uma só vez.
  3. Em terceiro lugar está a quantidade de informações. Lembre-se que seu site disputa atenção com notificações de redes sociais, app e até chamadas telefônicas. Vá direto ao ponto e evite textos longos. Um passo a passo com ícones pode ser mais útil do que um parágrafo explicativo, por exemplo.

Mesmo preparando um ambiente digital perfeito para dispositivos móveis, dê sempre ao público a opção de escolha. Deixe disponível um botão que leve para navegação clássica, convencional, do site. Está nas mãos do consumidor como ele quer navegar pelo seu site.

Antes de pensar mobile, pense em formas de deixar o seu ambiente digital o mais confortável possível. Com a casa em ordem, seu público sempre irá voltar.

O cliente tem sempre razão e sempre terá a resposta. Avalie o relatório de métricas do seu site quantas pessoas navegam pelo celular, quais páginas são mais visitadas, analise também se a conversão pelo desktop é maior ou não e o porquê.  Essas respostas trarão o melhor caminho para aprimorar a experiência mobile do seu site.

Quer pensar mobile, mas não sabe como? Quer saber se o seu site está perdendo dinheiro? Quer decifrar o analytics e ter as respostas para suas perguntas? Vem que a gente te explica no caminho.



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