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O que você precisa saber para desenvolver um plano de marketing para a sua empresa

27 outubro 2014
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O marketing nem sempre é o mais compreendido ou o que recebe mais atenção, mas é o setor que traz resultados efetivos para a empresa quando bem trabalhado. O que falta em boa parte das empresas é justamente alguém que tome a frente das ações e inove, que consiga demonstrar para a diretoria o quão importante é ter um marketing ativo e bem estruturado. Se você se encaixa nesse perfil, confira nossas dicas a seguir, pois mostraremos o que é preciso saber para desenvolver um plano de marketing para a sua empresa.

Analise o ambiente interno

Olhar para dentro da sua empresa e perceber o que ela de fato é e como realmente funciona pode trazer muitos insights positivos para o seu plano de marketing. Uma boa maneira de fazer isso é criar um Business Model Canvas para compreender melhor seu modelo de negócio. Para ser o mais fiel possível, chame outras pessoas para completá-lo com você, ampliando sua visão estratégica.

Análise do setor

Compreender o contexto em que a sua empresa está inserida permite saber como agir diante do mercado, quais estratégias podem ser utilizadas e quais são as previsões para o futuro. Para tanto, busque informações de fontes confiáveis, como empresas especializadas em pesquisas de mercado ou ainda em órgãos governamentais, procurando traçar um perfil do setor de atuação da sua empresa.

Segmentação de clientes

Para ter um plano de marketing de sucesso, você precisa conhecer os clientes da sua empresa a fundo. Não basta apenas saber onde se localizam e qual a idade e o sexo; é necessário ir adiante, buscando traçar comportamentos e tendências de consumo e hábitos de relacionamento com as marcas.

Análise da concorrência

Conhecer a concorrência é tão importante quanto conhecer os clientes, já que estas empresas estarão dia a dia disputando o seu market share. Saiba quem são seus concorrentes diretos e indiretos, o que eles estão fazendo para se manterem no mercado e quais são seus planos para o futuro.

Objetivos e metas

Com dados e fatos em mãos, chegou a hora de traçar objetivos e metas para o seu plano de marketing. O que você espera obter? Aumentar o market share da sua empresa? Fidelizar clientes? Alavancar as vendas? Para cada objetivo traçado, estabeleça metas de curto, médio e longo prazos, visando sempre chegar ao resultado almejado.

Ações e estratégias

Com objetivos e metas definidos, você pode selecionar as estratégias e ações que darão suporte ao seu plano de marketing. Como você pensa atingir os objetivos e metas? Que tipos de ações podem ser tomadas visando chegar ao ponto desejado?

Análise de viabilidade

Seu plano de marketing pode ser lindo, mas se não for viável, não serve para nada. A análise de viabilidade tem por objetivo dizer se com o seu orçamento é possível realizar tudo o que foi planejado. Se o resultado dessa conta for negativo, é preciso reinventar o seu plano, selecionando estratégias e ações com custos menores. Lembre-se que a qualidade não pode ser prejudicada, portanto, se não houver verba, melhor não fazer nada a correr o risco de comprometer a imagem da empresa.

Monitoramento

Um bom plano de marketing deve surtir resultados, portanto, deve existir uma forma para mensurá-los. Você pode ter indicadores quantitativos, como aumento do número de vendas e elevação do número de visitas ao site, ou qualitativos, como comentários e menções positivas sobre a sua marca ou produto. Os indicadores devem demonstrar se houve uma mudança de comportamento por parte do seu cliente a partir da implementação das estratégias, revelando se elas foram eficazes ou não.

Apresentação

Todo projeto deve ser apresentado à diretoria da empresa, especialmente quando se trata da marca e da imagem corporativa. Para não fazer feio nesse momento, utilize recursos interativos, como vídeos ou apresentações em Prezi, que têm maior impacto. Seu tom deve ser vendedor, demonstrando os benefícios que o seu plano de marketing trará para a empresa.

Para complementar seu conhecimento

Para dar maior segurança no momento de preparar o seu plano de marketing, selecionamos algumas obras de extrema relevância:

  • “A estratégia do oceano azul”, de W. Chan Kim e Renée Mauborgne
  • “Plano de negócios, seu guia definitivo”, de José Dornelas
  • “Marketing 3.0”, de Philip Kotler
  • “Marketing de crescimento”, de Philip Kotler

E então, gostou das nossas dicas? Agora já se considera pronto para desenvolver um plano de marketing para a sua empresa? Se tiver dúvidas ou observações, deixe-as nos comentários que nós responderemos!

 



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