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Invista no marketing digital e alavanque o seu e-commerce!

23 julho 2014
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Não existe sucesso em e-commerce sem que haja uma boa estratégia de marketing digital por trás dele. Afinal, de que adianta ter o melhor produto ou serviço, a equipe mais competente, a logística mais eficiente se todas essas qualidades não forem de conhecimento do seu público?

E é exatamente aí que entra o marketing digital, ferramenta essencial para seu e-commerce ter voz no mundo virtual, marcando presença no ambiente das redes sociais, nos mecanismos de busca, no blog e site da empresa – enfim, estando no local certo, na hora certa, a um clique do seu público. Se você ainda não sabe por onde começar, confira abaixo algumas dicas de como investir em marketing digital e alavancar de vez o seu e-commerce.

Esteja nas redes

Toda estratégia de marketing digital que se preze considera a presença nas redes sociais como uma de suas ações fundamentais. E isso não é por acaso, já que o relacionamento do público com a marca através delas é um dos principais caminhos para construção de uma relação de confiança com a loja e consequente geração de leads. Sim, relacionar-se bem com seu público nas redes sociais é o caminho mais simples para trazê-lo para seu e-commerce.

Porém, não basta “estar nas redes”; é preciso saber quais são as mais adequadas para o seu negócio, onde seu público está e, claro, qual abordagem utilizar. Conhecer como elas funcionam, suas políticas de uso e publicidade, seu alcance e o nível de interação e engajamento de cada uma delas é fundamental na hora de escolher onde atuar. Saber onde a concorrência está investindo e conhecer cases de sucesso nas redes também é importante nessa hora.

Uma boa equipe de marketing digital pode ajudar nesse processo com a construção de personas para sua loja virtual, que nada mais é do que é a personificação do seu público, reunindo em uma pessoa fictícia as principais características dele. Isso facilita a construção do storytelling da sua marca, unificando a narrativa nas redes sociais, blog, site etc. É preciso ter coerência em tudo o que é dito no ambiente digital, pois só assim é possível construir e solidificar a identidade da marca. E, acredite, você precisará de gente qualificada para isso!

Aposte em Marketing de Conteúdo e garanta SEO

Para atrair clientes é preciso ser referência – eis a regra de ouro do Marketing de Conteúdo. Para isso, é preciso oferecer conteúdo de relevância e dar a solução ao problema do seu público. Se o seu e-commerce é voltado para moda, não basta ter roupas legais e que sejam tendência; é preciso ser referência em moda, e levar essa informação ao público de maneira inteligente. Ter um blog integrado à sua loja e divulgar conteúdo relevante com constância é uma estratégia que rende ótimos frutos.

E, claro, quem tem conteúdo tem melhor posicionamento nos mecanismos de busca. Investir em material de qualidade, elaborado por pessoas que dominem as técnicas de SEO (Search Engine Optimization) para a produção de conteúdo, é uma das maneiras mais simples e eficientes de se posicionar bem nos mecanismos de busca. A construção da loja com uma arquitetura pensada para indexação pelos principais mecanismos de busca também é importante para ter sucesso com SEO.

É preciso medir resultados

Não adianta ter conteúdo, estar nas redes e ter um bom posicionamento nos mecanismos de busca se você não for capaz de medir os resultados de cada ação da sua estratégia. Além de dar uma noção mais precisa do que está realmente dando certo, o monitoramento constante de resultados permite novos insights e a adequação necessária da sua estratégia de marketing digital. Saber a hora certa de mudar o caminho e declinar uma ação, investindo mais em outra, faz parte do processo. O importante é que você tenha todos os dados necessários para fazer essa opção no momento certo. O uso de métricas e KPIs são essenciais para acessar esses dados. Certifique-se que tem profissionais suficientemente capacitados para isso e mãos à obra!

Agora é a sua vez: conte pra gente como sua estratégia de marketing digital alavancou seu e-commerce!



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