part

Conheça o Femvertising e como a força feminina pode estar a favor da sua marca

24 setembro 2015
Nenhum comentário
2.267 Viram

Você sabe o que é Femvertising? O empoderamento da mulher nas campanhas de publicidade mostrou que, além de uma tendência de comunicação, é um reflexo da luta social feminina. Já conversamos sobre a necessidade de as marcas levantarem bandeiras desde que as causas estejam relacionadas ao universo da sua marca. O Femvertising não foge à regra. Inclusive, algumas premiações mais renomadas do mercado publicitário prova que essa é uma aposta que também dá resultado. Entre os vencedores do Grand Prix em Cannes Lions nesse ano, por exemplo, seis cases eram relacionados ao Femvertising.

No Brasil, campanhas que refletem o empoderamento feminino se tornam ainda mais necessárias. De acordo com o Instituto Patrícia Galvão, 65% das mulheres brasileiras não se identificam com a publicidade e com a forma como são retratadas pela publicidade. Ou seja, a marca que retrata suas consumidoras da forma correta sai na frente.

Taí a Dove e seu sucesso de vendas para provar. Pioneira no assunto, a marca conversa com mulheres de forma genial há mais de 10 anos. A sua Campanha pela Real Beleza levou as vendas de US$ 2,5 milhões para US$ 4 milhões.

E não precisa de uma grande produção para falar o que as mulheres querem e precisam ouvir. A Sephora conquistou mais de 12,5 mil compartilhamentos por dizer o óbvio.

 

Sephora

Ainda de acordo com a pesquisa realizada em 2013 pelo Instituto Patrícia Galvão em parceria com o Data Popular, 84% dos entrevistados entendem que o corpo da mulher é usado para venda de produtos. O estudo também aponta que 58% reconhecem a mulher como objeto sexual nas propagandas. E mais: 70% defendem a punição aos responsáveis pelas campanhas que mostram a mulher de modo ofensivo.

A Bohemia foi na contramão das outras cervejas e produziu um comercial que conquistou mais de 180 mil pessoas (e visualizações no Youtube). Uma cutucada para quem ainda não entendeu que usar a figura feminina diz muito sobre os valores da marca (ou a falta deles).

 

Cada vez mais precisamos entender a nossa responsabilidade como profissionais de comunicação e não refletir conceitos e estigmas que pretendemos banir da sociedade. O Femvertising é uma arma poderosa de vendas e, principalmente, de luta.



Nenhum comentário


Deixe um comentário

Saindo do forno…


Fale com nossa equipe


Adoramos a sua visita!

Será um prazer te receber para tomar um café e conversarmos sobre presença digital. Você também pode nos ligar no (31) 3411.1540 ou nos enviar um e-mail no part@part.com.br

mande uma mensagem

  • Facebook
  • instagram
  • Google Plus