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Entenda como os consumidores usam os apps e crie um aplicativo de sucesso

16 abril 2016
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Muitos aplicativos ficam esquecidos no limbo dos smartphones. É empreendedor e pretende criar um app capaz de criar uma relação com seu público? Como transformar seu aplicativo em uma forma rentável para sua empresa? Uma pesquisa realizada pelo Google e pela Ipsos tem dicas valiosas e a gente conta tudo para você.

Quem tem um smartphone sabe como os aplicativos facilitam o dia a dia. Seja para entreter, conversar com os amigos ou, até mesmo, se informar, os apps fazem parte dos momentos mais valiosos entre marcas e pessoas (conheça os 4 momentos mais importantes para sua marca aparecer na internet). Além de facilitadores da vida real, os aplicativos são armas poderosas de marketing. Os apps podem direcionar vendas no e-commerce, proporcionar uma experiência virtual da loja física da sua empresa, disponibilizar cupons de desconto e por aí vai.

Esses facilitadores são tão importantes para as pessoas quanto para as marcas.

Já conversamos sobre como abrir sua startup e faturar com aplicativos. Neste artigo, vamos falar sobre maneiras de fortalecer a relação entre seu público e os apps a partir de uma pesquisa realizada pelo Google e Ipsos Media CT.  O estudo avaliou o comportamento de mais de 8 mil pessoas e revelou insights interessantes. Um dos objetivos da pesquisa era entender porque alguns aplicativos eram abandonados após alguns dias ou nenhum dia de uso.

Como gerar visibilidade para o seu app e manter sua audiência engajada?

Um dos objetivos do estudo é responder perguntas como essa. Vamos lá?

  • Faça seu aplicativo ser conhecido além da loja de aplicativos

 

É claro que abrir a loja de apps no smartphone é uma prática comum. De acordo com o estudo, 40% das pessoas fazem isso: buscam aplicativos direto na loja a partir do filtro. No entanto, onde estão os outros usuários? A pesquisa aponta que encontrar um aplicativo em uma pesquisa trivial nos sites de busca é muito comum. 1 a cada 4 pessoas baixam um aplicativo numa busca rápida pelo Google. Por exemplo: você foi convidado para uma reunião em outra cidade e precisa de um lugar urgente para se hospedar. Ao fazer sua busca “hotéis em São Paulo”, pode se deparar com o anúncio de um app de hotéis. Neste momento, você está muito disposto a baixar e usar. Ou seja, a descoberta do app não acontece apenas na loja de aplicativos.

Como fazer?

Aumente a visibilidade do seu app a partir de anúncios com foco na conversão de download. Ou seja, quando o seu potencial consumidor fizer uma pesquisa nos mecanismos de busca, até mesmo procurando um aplicativo similar ao seu, ele se depara com o anúncio do seu app convidando para download. O Google AdWords oferece campanhas de instalação de apps para celular e a gente pode te dar uma força nisso.

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  • Mantenha o interesse das pessoas pelo seu app

 

De acordo com o estudo, 2 a cada 3 pessoas usarão um aplicativo com frequência se ele facilitar a vida delas. Parece óbvio, mas, se seu aplicativo ajuda em um objetivo específico e momentâneo, ele será esquecido.  Ainda segundo a pesquisa, 38% dos pesquisados baixam um app quando ele é obrigatório para completar uma compra. Quando eles encerraram esse ciclo, metade das pessoas desinstala o app que acabou de baixar. Ou seja, a obrigatoriedade do download do seu app não garante a manutenção da audiência. Com isso, todos seus esforços são em vão. No entanto, há esperança de reconquistar um consumidor que desinstalou um app. Levando em consideração ainda um aplicativo para finalizar a compra em um e-commerce. De acordo com o estudo, ele seria desinstalado e esquecido logo após o uso, certo? Na pesquisa, 30% dos pesquisados afirmam que voltariam a baixar o aplicativo se tivessem desconto numa compra. Outros 25% declararam que voltariam se recebessem algum tipo de material exclusivo.

Como fazer?

Ofereça mais funções ao seu aplicativo e funções exclusivas. Dê um propósito e deixe isso claro. O seu aplicativo não pode ser a versão mobile do site da sua marca, por exemplo. Crie conteúdos exclusivos, faça com que aqueles usuários se sintam especiais. Cupons de descontos, convite para lançamentos nas lojas físicas ou, até mesmo, informações em formato de blog e entretenimento são estratégias que fortalecem o uso contínuo do seu aplicativo.

Descubra se a solução que você procura é um aplicativo e se seu aplicativo pode ser realmente uma solução para alguém. Às vezes, um bom site mobile pode ser a melhor saída por, inclusive, ter o custo de desenvolvimento mais acessível. Tenha em mente que um aplicativo deve trazer um benefício claro para seu consumidor, um benefício que valha a pena ocupar espaço no seu smartphone. Caso contrário, será desinstalado rapidamente.

Lembre-se: o maior problema de um negócio é resolver um problema que ninguém tem.  

Quer saber mais? O Google e Ipsos MediaCT disponibilizam o estudo completo em inglês: “Insights de Marketing para Apps de Celular: Como os Consumidores Realmente Encontram e Usam Seus Apps”.

Bom, se você quiser já colocar a mão na massa, conte com a gente. Entre em contato e vamos conversar.



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