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Encante os clientes do seu e-commerce com nossas 5 dicas de relacionamento

31 março 2015
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Sua marca deve estar sempre pronta para satisfazer as necessidades do consumidor. Mas isso não basta para que ele seja fidelizado. Encante os clientes do seu e-commerce e tenha melhores resultados. Você já conhece as mudanças que o comércio online trouxe para o mercado, principalmente o de varejo. Os consumidores ganham ainda mais poder de escolha, podendo experimentar várias marcas e oscilando entre elas, e mais voz, seja para elogiar ou criticar determinado produto — e essa segunda opção costuma ser a mais comum.

Nesse universo, fidelizar um cliente é o maior desafio e também o que gera maior lucro para o seu negócio. Isso porque você ganha um parceiro, que faz compras maiores, com menos dificuldades e ainda divulga a sua empresa nas principais redes de contato, viralizando a sua comunicação. Para cumprir com esse desafio, você precisa desenhar a sua estratégia para que encante seus clientes do e-commerce. Veja algumas dicas de como chegar lá:

1. Cuide do design

Acessar um site cuja navegação é confusa e pouco intuitiva faz com que o internauta desista da compra logo nos primeiros minutos. Por isso, investir no layout é fundamental para encantar os clientes do seu e-commerce. E isso não vale só para o site, mas também para os demais canais de comunicação online, como as redes sociais e e-mail marketing — o essencial é que a linha criativa siga um padrão, para que haja fácil identificação por parte do usuário.

2. Organize a informação

A arquitetura do seu e-commerce deve partir da experiência do usuário — e, para isso, fazer testes de usabilidade pode ser fundamental para estruturar o menu e a navegação do portal. Pense também que a primeira experiência do consumidor se dará pela busca — e a sua indexação deve ser relevante o suficiente para que encontre os produtos desejados e relacionados. Crie filtros pelas características do produto e também opções recomendadas de acordo com o perfil de cada usuário.

3. Tenha conteúdo relevante

Depois de conhecer o seu estoque de produtos, o internauta não terá mais motivos para navegar em seu site até que outras coleções sejam incluídas nas vendas. Nesse período, é importante manter o encanto dos seus clientes do e-commerce por meio de conteúdo relevante, como dicas ou notícias do mercado associado ao seu produto. Você pode criar um blog para hospedar essas matérias e criar interatividade entre as pessoas interessadas, além de compartilhamentos nas redes sociais. Se quiser saber mais sobre porque ter um blog para sua empresa, clique aqui e veja outro post sobre o assunto.

4. Planeje as suas ações

Seja para criar os conteúdos ou lançar novos produtos, planejar as ações de sua empresa online é fundamental para que a régua de relacionamento com o cliente faça sentido. Isso inclui pensar em um cronograma que abranja análises de mercado, como as melhores épocas de vendas de determinada linha, ou assuntos que estão em pauta no momento. Uma marca de varejo, por exemplo, pode aproveitar notícias sobre o Oscar como ganchos para as suas matérias, ou datas comemorativas para fomentar as vendas. Para complementar esses dados, é importante avaliar também as particularidades que encantam os clientes de seu e-commerce, e isso pode ser feito com algumas métricas de seu portal. Saiba mais sobre como aproveitá-las em um post dedicado exclusivamente a elas.

5. Invista no pós-venda

A sua comunicação com os clientes não deve ser encerrada após a finalização da compra. Aproveite ferramentas como o e-mail marketing para dar informações sobre a entrega dos produtos comprados, bem como para pedir feedback do processo. Você também pode estabelecer uma relação mais informal, com campanhas que, por exemplo, peçam para que o consumidor compartilhe fotos de seu produto nas redes sociais, com determinada hashtag.

Essas dicas foram úteis para que você encante seus clientes do e-commerce? Entre em contato conosco e venha aprender mais sobre as estratégias de marketing online que podem impulsionar o seu negócio. Contar com a ajuda de especialistas em um ambiente tão complexo é fundamental garantir o sucesso de seu planejamento!



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