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Da internet à sua loja, como mensurar seus resultados em marketing digital?

2 dezembro 2015
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Não é novidade. Mudamos a nossa forma de consumir tudo. Seja informação até as compras do mês, o nosso consumo é online. Estamos conectados o tempo todo e investir em marketing digital já não é uma opção, é uma questão de sobrevivência das marcas.

O consumo online, hoje, é rápido como a velocidade da banda larga. São em micro-momentos de atenção que o público está mais disposto a consumir. (Se você ainda não leu, corre porque ainda dá tempo). E esse processo todo está na palma das mãos. Sim, está nos smartphones dos seus potenciais consumidores.

Segundo dados do Consumer Barometer, aproximadamente 83% dos usuários de smartphones pesquisam por um mecanismo de busca quando procuram uma empresa local, próxima de onde estão.

Mesmo assim, a compra em lojas físicas tem um número imbatível. Mais de 95% das compras no varejo ainda são feitas no tete a tete.

Nos Estados Unidos, por exemplo, 50% dos consumidores que realizam pesquisas locais em smartphones visitam uma loja em até um dia. Ou seja, uma busca digital se torna uma compra real. Usar a geolocalização a favor do seu negócio já foi uma importante pauta aqui no blog e deve ser também no seu planejamento.

Com base nesses dados, fica fácil afirmar que cada vez mais uma campanha integrada se torna essencial para a sobrevivência das marcas.

E a mensuração de resultados é essencial para qualquer planejamento. O trabalho de métricas é apresentar, por meio de dados, os caminhos para o futuro, as tendências e oportunidades. Isso, amigos, vai além do número de fãs e das estatísticas do seu site pelo bom e velho Google Analytics.

Estamos falando também de mídia digital.

Já conversamos sobre as possibilidades de investir em mídia sem ter muita grana, lembra? Agora, o papo é como mensurar esse resultado, sendo que as pessoas ainda têm o hábito de comprar em lojas físicas.

Como saber se a compra realizada na loja foi fruto de uma boa campanha digital?

Para mensurar os resultados com mais precisão, o Google criou o Adwords Store Visits Conversion. Funciona assim: alguém realiza uma busca e, em seguida visita a loja física correspondente. A ferramenta consegue identificar essa relação já que as visitas são estimativas calculadas com base em dados agregados anônimos de uma amostra do grupo de usuários que ativaram o Histórico de Localização.

Opa! Ficou confuso? Dê o play para entender melhor.

 

Integrada ao Google AdWords, essa solução foi implementada e testada na Grã-Bretanha, Itália, Alemanha e Holanda. E, agora, chegou ao Brasil. O resultado mais importante dessa nova solução é entender melhor os hábitos de consumo.

A gente se liga nas novidades para você se ligar aos seus consumidores. Ficou curioso e quer ver como o marketing digital pode alavancar suas vendas? Fale com a gente.

 



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