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Como usar o storytelling para posicionar sua marca

15 maio 2015
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O conceito de storytelling é algo bastante difundido atualmente no Marketing Digital — um artifício que trabalha com a atenção, mas principalmente com as emoções do consumidor. Mas contar histórias é uma arte acima de tudo, e é algo que deve ser pensado muito antes de se iniciar a campanha, para que o método tenha sua eficácia de forma desejável. Confira agora como usar o storytelling para posicionar sua marca!

O storytelling no mercado publicitário

Construir uma história, ou melhor, contar uma história, tem respostas positivas principalmente quando a conexão com o leitor é bem feita. E essa conexão se dá apenas quando essa história agrega sentimentos àquilo que o empreendimento realizou, e diante disso é gerada uma empatia, criando uma interação entre o cliente e a marca.

Assim, o consumidor traz para a vida dele o que foi contado ali, no sentido de seguir os princípios que ali foram relatados. O formato storytelling não é novo. Vem sendo utilizado há tempos nas estratégias de publicidade como forma de se conectar com o público e assim eternizar a marca. Quando uma história bem contada mobiliza, mexe com as pessoas, a mensagem é viralizada, o que é de grande valia para a marca.

Atualmente o storytelling é uma tendência muito forte, e, em consequencia disso, ser criativo a ponto de desenvolver uma história interessante tem sido uma tarefa cada vez mais árdua. Uma estratégia de storytelling de sucesso é aquela que trabalha com o emocional, com os sonhos e com a realidade das pessoas.

O storytelling no ambiente corporativo e B2B

O contar histórias, além de ser importantíssimo no marketing, também tem sua relevância no ambiente corporativo. Os empreendimentos podem utilizar a ferramenta como meio de persuasão e afirmação de uma ideia, tanto no envolvimento dos funcionários e dos stakeholders, mas também com os fornecedores, investidores e potenciais parceiros. As histórias transformam informações em algo significativo, e isso é muito importante na hora de fechar um negócio ou tentar melhorar a produtividade, as pessoas gostam de pensar que existe um ideal intrínseco naquilo que estão fazendo. Isso tudo contribui para um melhor posicionamento da sua marca no mercado em que está inserida, tanto com clientes quanto em outras relações profissionais.

O segredo de um bom storytelling

Campanhas de marketing existem aos milhares atualmente. Mas é muito diferente quando nos contam uma história envolvente, que prende o nosso interesse, e, dessa forma, é claro, ficamos muito mais dispostos a absorver a mensagem transmitida. Além do conteúdo, é necessário também avaliar como a história será disseminada. O ideal é que se use de tudo o que a internet oferece ao empreendedor atualmente (redes sociais, blogs, site, etc.).

Outro ponto importante a se ressaltar é a honestidade que se deve ter ao usar o storytelling para posicionar sua marca. Contar uma história genuína e proporcionar um conteúdo alinhado com aquilo que a empresa realmente pode fazer é fundamental para o crescimento e para a perpetuação da marca. Cada empreendimento tem uma experiência própria a transmitir, e isso ninguém é capaz de copiar.

Se você quer ficar mais por dentro ou precisa terceirizar o serviço, contar com uma agência para execução de um bom storytelling, entre em contato! Caso ainda tenha dúvidas, deixe um comentário!

 



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