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Como usar as redes sociais para engajar o público interno?

18 agosto 2015
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2.035 Viram

As redes sociais alteraram a maneira como as pessoas se relacionam e se comunicam. Já é um fato que as mídias sociais fazem parte do nosso dia a dia e vieram pra ficar. Isso fez com que os profissionais de marketing e agências de propaganda contratadas pelas empresas se adequassem para entender essa nova realidade, criando ações capazes de encontrar e encantar seus consumidores na rede.

Muitas empresas tem utilizado as redes sociais com êxito e de maneira coerente para executar atividades como: divulgação de promoção de seus produtos, relacionamento com seus clientes, levantamento de críticas e sugestões, divulgação de vagas para contratação de novos funcionários e outras finalidades. Mas as redes sociais também podem ser terreno fértil se usadas para demonstrar os principais valores da empresa, valorizar o trabalho dos profissionais e mostrar como cada indivíduo pode fazer a diferença.

De qualquer forma, o importante é que as marcas estabeleçam presença, diálogo e, principalmente, afinidade com o seu público. E um ponto ainda mais importante para as empresas é considerar todos os seus públicos de interesse presentes nas redes sociais. E um público que possui grande potencial é o público interno!

Engajar colaboradores significa investir em uma equipe mais motivada em todas as áreas, trazendo benefícios imensos para a organização como um todo. E para garantir isso é preciso ouvi-los, fazer com que se sintam importantes, sejam reconhecidos e valorizados. Não estamos falando de valorização financeira, mas sim valorização de opiniões, que devem ser ouvidas e respeitadas. As redes sociais disponibilizam esse espaço e ainda promovem a interação entre os colaboradores. Em empresas que possuem equipes setorizadas, essa integração faz com que todos se sintam parte da mesma engrenagem, promovendo união, inovação e engajamento.

Os colaboradores formam o grande pilar que sustenta a empresa. São eles que executam toda a operação e estão frente a frente com os clientes diariamente, recebendo e emitindo percepções sobre a empresa, seus produtos e serviços. E quando estão engajados, essas percepções são mais positivas e contribuem para a geração de valor.

Hoje as pessoas não se mantêm no emprego simplesmente pelo salário, mas sim por acreditarem nos propósitos da empresa e por se sentirem valorizadas e motivadas para o seu trabalho. Estamos num momento em que devemos pensar mais estrategicamente de que forma os colaboradores podem ser vitrines, cartões de visita e, principalmente, multiplicadores da cultura da empresa. É por isso que engajar colaboradores é transformar a relação da empresa com eles em algo realmente importante, que leve em consideração as relações emocionais.

Para estabelecer uma conexão emocional com os colaboradores, é super válido utilizar-se de ferramentas com maior interatividade, como é o caso das redes sociais, estimulando a participação de todos e fazendo com que se sintam parte. E considerando que os colaboradores vivenciam todos os momentos e processos que acontecem internamente na empresa, é preciso que a organização tenha um discurso verdadeiro e coerente nas redes. Por isso é preciso bastante cuidado com a gestão do conteúdo e a linguagem que se utiliza.

A partir do momento em que o colaborador percebe a postura transparente e coerente da empresa nas redes sociais, ele começa a dar credibilidade e a prestar mais atenção. Mas ele só se torna um real multiplicador quando se interessa e identifica com as publicações. Por isso, uma parcela dos posts deve ser criada pensando exclusivamente neles .

O uso das redes sociais voltado para os colaboradores pode ter várias finalidades, como:

> Conectar empregados que trabalham em locais (filiais) diferentes;
> Divulgar eventos internos (formais e informais);
> Apresentar novos integrantes da equipe, novos clientes e projetos;
> Publicar situações do dia a dia; entre outros.

Quando o assunto é motivar e engajar, é necessária uma boa dose de criatividade para criar no espaço virtual que a rede disponibiliza o que for necessário para promover o engajamento. Sem a dedicação e a participação dos profissionais é impossível promover engajamento, motivação ou qualquer outro benefício.

Acreditamos que não adianta nada apenas “estar” nas Redes Sociais, é preciso “ser” parte da rede. As empresas precisam ser parceiras dos profissionais de marketing e agências de comunicação para colaborar na criação de conteúdo, munindo-as com as informações necessárias. As agências, por sua vez, precisam fazer um levantamento das personas, definir uma linha editorial, pesquisar ou produzir conteúdos relevantes, criar posts atraentes, monitorar os resultados e assim colocar a marca para conversar com o seu público, sempre considerando todos os públicos de interesse da empresa.

Quer explorar as redes sociais para engajar seus colaboradores, mas não sabe como? Fale com a gente!



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