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Como planejar uma campanha digital de sucesso

8 janeiro 2015
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Não é novidade para nenhum profissional de marketing a importância do planejamento em qualquer ação. Sem planejamento é difícil encontrar o direcionamento adequado, e muitas vezes até mesmo mensurar se as estratégias têm ou não obtido sucesso se torna complicado.

No digital, a regra é a mesma, mas o cenário é um pouco diferente. A mensuração das ações online é muito rápida, às vezes até em tempo real. Isso permite a correção extremamente ágil de estratégias que não estejam performando adequadamente, para um maior sucesso do projeto como um todo.

Planejamento é o primeiro passo para o sucesso das suas ações de marketing digital. Nunca subestime essa etapa na sua metodologia. E se tem dúvidas sobre como começar, veja a seguir algumas dicas para planejar uma campanha digital de sucesso.

Tenha objetivos claros

Por mais que pareça óbvia, nem sempre esta recomendação é seguida. Defina metas claras para as suas estratégias e tenha clareza sobre os objetivos de forma ampla. Por exemplo: sua campanha busca atrair novos clientes ou fidelizar clientes atuais? A mensagem deve seguir o propósito.

Desenvolva uma abordagem específica para públicos específicos

A comunicação massificada é cada vez mais vista com desconfiança pelos profissionais da área. É o famoso tiro de canhão para matar uma mosca. Nesse modelo, milhares (e às vezes até milhões) são gastos em mídia para se atingir um número massivo de pessoas. Mas no meio dessa massa, o índice de potenciais clientes tende a ser extremamente reduzido.

Na web esse tipo de abordagem está em desuso há bastante tempo. Campanhas online, em sua grande maioria, se utilizam de algum tipo de segmentação para focar e atingir somente os usuários com potencial para se tornarem efetivamente clientes. E isso tanto permite quanto exige que a abordagem seja o mais específica possível para o público que se deseja atingir.

Não construa sua casa em terreno alheio

Não centralize sua estratégia em plataformas sobre as quais você não tem total controle. Isso se aplica diretamente, como um exemplo, às redes sociais. Não é seguro fazer delas — ou pelo menos exclusivamente uma delas — a peça central principal das ações da sua marca, pois suas políticas de uso e privacidade são alteradas a todo o tempo.

Além disso, algumas redes sociais vão e outras vêm. Sua marca não pode ficar à mercê dessa instabilidade. Utilize-as da melhor forma, mas não dependa delas.

Invista na construção de uma base consistente

A coleta de dados de clientes e potenciais clientes tem um grande valor para o marketing. Um usuário atualmente não interessado no seu produto pode passar a ser depois de algum tempo. É importante reunir dados sobre o máximo possível de suspects, prospects e clientes numa régua de relacionamento e investir na abordagem específica, como dito anteriormente.

Para obter sucesso nesse propósito, é necessário ter uma forma eficiente de armazenar e interpretar os dados. Desde uma planilha em Excel, para bases menores, até softwares de CRM (Customer Relationship Management).

Use as mídias sociais com inteligência

Como dissemos, as mídias sociais devem ser locais para extensão das suas estratégias e mensagens digitais, e não o centro delas. É preciso, também, ajustar o tom a ser usado nessas plataformas.

Considere as mídias sociais muito mais como canais de branding e construção de relacionamento do que como canais de venda. As pessoas buscam, nestas plataformas, relacionamento e interatividade, inclusive com as marcas. Você deve se aproveitar disso para aumentar o share of mind da sua marca junto aos seus consumidores.

Mensagens de venda não são, definitivamente, o que os usuários esperam das marcas com as quais se conectam nas mídias sociais. Utilize-as com extrema parcimônia.

E então, como anda o seu planejamento de marketing? Tudo isso é novidade ou você já segue este caminho no seu planejamento? Outras abordagens também podem ser eficientes, quais são as suas? Se você quer ficar mais por dentro ou precisa terceirizar o serviço, contar com uma agência pode ser a solução para suas campanhas digitais, entre em contato!



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