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Série cervejeiro empreendedor – Como o marketing digital pode transformar sua cerveja artesanal em negócio

11 março 2016
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1.126 Viram

É produtor de cerveja artesanal e quer colocar o seu produto à venda? Descubra como o marketing digital pode tornar possível o seu negócio.

Antes de começarmos essa conversa, encare que sua cerveja artesanal é mais que um produto, é uma marca. E uma marca vai além do nome. Uma marca precisa ter personalidade, atitude e, principalmente, presença. Seja na mente do seu consumidor até a mesa, sua marca precisa aparecer.

Para isso, o marketing digital oferece ferramentas que facilitam esse processo e tornam o seu negócio viável. Por definição, o marketing digital é o conjunto de ações realizadas por uma empresa no ambiente online com o objetivo de criar relacionamentos, gerar negócios e trabalhar sua presença digital. É o que fazemos. 😉

Realizar um trabalho de marca no ambiente www facilita a mensuração de resultados e possibilita enxergar caminhos com mais clareza. Um exemplo simples é um rápido comparativo entre um anúncio em uma revista impressa e um link patrocinado nos sites de busca. É impossível mensurar com precisão quantas pessoas viram seu anúncio e compraram seu produto. É extremamente difícil identificar o público com riquezas de detalhes. Ao contrário, pela mídia digital, exemplificado aqui como um link patrocinado, é possível determinar quantos cliques o seu anúncio teve, quais desses cliques navegaram pelo seu site e seguiram até o carrinho de compra no seu e-commerce. Essa é uma das grandes vantagens do marketing digital: oferecer, com boa precisão, o quanto os investimentos estão trazendo retornos efetivos para o seu negócio.

Bom, estamos inevitavelmente conectados. O Brasil é o quarto país do mundo em número de smartphones: são 70 milhões de acordo com pesquisa elaborada pela consultoria Morgan Stanley e divulgada na Revista Exame.

Os números são ainda mais animadores. Pela primeira vez, em 2015, a internet alcançou 50% dos lares, ou seja, 32,3 milhões de domicílios segundo estudo elaborado pela TIC Domicílios.

No entanto, a concorrência é diretamente proporcional às inúmeras oportunidades. E, para conquistar seu lugar ao sol, você precisa se preparar. A marca da sua cerveja artesanal precisa se fortalecer para aparecer e, finalmente, transformar-se em um bom negócio. Aqui, listamos quatro passos determinantes para o sucesso do seu investimento.

  1. E-commerce – Com investimento menor comparado a uma loja física, as lojas virtuais alcançam resultados incríveis. Só em 2014, o comércio eletrônico brasileiro registrou um crescimento nominal de 24% com faturamento acumulado de R$ 35,8 bilhões, como aponta a matéria da Revista Exame sobre o faturamento do comércio digital no Brasil. E o melhor: disponibilizar sua cerveja artesanal em uma gôndula digital pode ser mais fácil que imagina. Vale criar o próprio e-commerce ou avaliar uma loja parceira. Sua loja virtual será o ponto de encontro do seu público com sua marca e são várias formas de explorar e estreitar essa relação. Além da cerveja em si, você pode criar outros produtos relacionados. Bonés, adesivos, canecas, camisas, você pode criar combos, promoções e alternativas para deixar sua marca mais próxima do seu público. No seu e-commerce, um precioso momento de contato, você pode (e deve) aproximar o potencial consumidor também com conteúdo diferenciado e que fale da sua marca tão bem quanto o produto em si. Imagine em um blog dedicado aos cervejeiros e apreciadores? Imagine as fotos da sua cerveja que deixam qualquer um com água na boca? Por isso, o próximo passo é tão importante quanto.
  1. Produção de conteúdo – Da imagem ao texto, o conteúdo sobre sua cerveja artesanal precisa ser fiel à experiência que você deseja passar. O conteúdo produzido para sua cerveja precisa traduzir a filosofia, a essência da sua marca. Falar diretamente com seu público, criar identificação. Por isso, criar conteúdo autêntico e relevante, que seja capaz de gerar diálogo, deve ser uma das prioridades.
  2. Redes sociais – Facebook, Instagram, Youtube… Onde seu conteúdo estará? A atuação nas redes sociais atrelada a um planejamento de marca é responsável pela manutenção da sua presença digital. Se o e-commerce é o ponto de encontro para a compra, as redes sociais são o ponto de encontro para uma boa conversa.
  3. Mídia online – A atuação nas redes é uma isca eficaz para levar seu público até o carrinho de compras da sua loja digital. A mídia online é ainda melhor. Segmentada e direta ao ponto, os banners, links e posts patrocinados falam diretamente com seu público-alvo. E o formato? O que sua marca pedir. O ambiente digital é palco para inúmeras formas de mídia. Sua cerveja artesanal pode ganhar um conteúdo bem legal em um blog específico e já renomado de apreciadores pelo publieditorial. Com um investimento mínimo de 8 reais, sua potagem no Facebook pode ser veiculada. Já pensou nisso? A gente pensa em tudo isso pra você.

A Série Cervejeiro Empreendedor chega ao fim até a sua próxima dúvida chegar. Já conversamos sobre a criação do rótulo da sua cerveja, sobre a produção e tipos de material desse rótulo com dicas de embalagem e muito mais.

Somos especialistas e apaixonados por cerveja artesanal e estamos prontos para falar pela sua marca. Empreenda sua paixão. Fale com a gente.



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