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Como formatar uma campanha de adwords para desktops e dispositivos móveis e aumentar o CTR

29 julho 2014
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A utilização da ferramenta Google Adwords para a construção de links patrocinados é indispensável em um bom Plano de Marketing Digital. A possibilidade de direcionar seus anúncios de forma segmentada, levando seu produto diretamente para aqueles que o estão procurando na rede, faz do Adwords o braço direito para grandes e pequenos empresários que desejam divulgar sua marca na internet. Como os anúncios são visualizados por pessoas que já estão buscando o produto ou serviço, as chances de conversão em leads qualificados (visitantes interessados na sua oferta) é considerável, o que gera um aumento da Taxa de Cliques, ou CTR.

As configurações desta ferramenta permitem que o anúncio seja visualizado através dos mecanismo de busca do Google, tanto em desktops quanto em dispositivos móveis. E você, sabe como formatar sua campanha para os diversos dispositivos? Reunimos neste post um passo a passo de como formatar sua campanha de Adwords para aumentar o CTR do seu site!

Formatação

Seja para desktops ou dispositivos móveis, o primeiro passo para a criação de uma campanha de Adwords é definir um produto ou serviço para o anúncio. Feito isso, eleja as palavras-chave que gostaria de associar ao que será anunciado. Para isso, recomendamos que utilize o Planejador de Palavras Chave do próprio Adwords. Para acessá-lo, clique aqui (você precisará ter uma conta Google Adwords). Além de ter ótimas ideias de palavras-chave, com esta ferramenta é possível ver estatísticas do histórico de desempenho de algumas keywords, e saber quais são as mais procuradas e até mesmo o Custo Médio por Clique (CPC) de cada uma delas.

O CPC de cada keyword varia de acordo com as ofertas dos anunciantes que optaram por esta palavra. É como em um leilão: quanto mais você está disposto a pagar por clique para a palavra escolhida, mais destaque o seu anúncio terá perante os outros. A média de todos os lances (valores máximos que os anunciantes estão dispostos a pagar por clique) gera o CPC. Veja se o CPC da keyword escolhida está dentro do seu orçamento antes de optar por ela. Pensar como o cliente procuraria nos mecanismos de busca seu produto é uma ótima maneira de definir essas palavras. Faça isso, verifique as estatísticas e mãos a obra! Vamos fazer o anúncio?

Fazendo o anúncio

Faço o login no Adwords e, na página inicial, opte por “Criar Campanhas Avançadas”. Esta configuração permitirá que você formate seu anúncio para visualização padrão também em celulares e demais dispositivos móveis.

É importante ressaltar que a exibição do anúncio nos dispositivos móveis será em tamanho padrão, mas o Adwords dá a opção de criar anúncios (banners) com tamanho específico para tablets e smartphones, que podem ser exibidos dentro de centenas de aplicativos do Google Play e iTunes. Essa estratégia também ajuda no aumento da taxa de cliques. Veja neste vídeo como fazer esse tipo de anúncio.

Ao clicar em “Criar Campanhas Avançadas”, uma segunda página será aberta, para que você escolha o tipo da campanha. Escolha “Rede de Pesquisa com Exibição em Display” e clique na opção “Todos os Recursos”.

Desça a barra de rolagem e, na opção “Locais” clique em “Deixe-me Escolher”. Esta opção é extremamente importante, pois define para usuários de quais locais seu anúncio será exibido. Se sua loja não entrega em outro estado ou país, por exemplo, pra quê anunciar lá? Seria um desperdício de dinheiro e prejudicaria a imagem da sua empresa. Ainda que sua loja atenda todo o Brasil, considere começar anunciando localmente, naqueles lugares onde você tem maior retorno, para que sua campanha não fique muito cara.

Desça um pouco mais a barra de rolagem e vá em “Estratégia de Lance”. Se quiser escolher manualmente o valor máximo que você pagará em cada palavra-chave, opte por “Definirei Manualmente meus lances para cliques”. É importante que você saiba que seu lance não pode ser menor que o valor mínimo estipulado pelo Google. Esta opção é bastante interessante para quem quer potencializar o alcance de uma campanha, já que dando um lance acima da média, seu anúncio será melhor rankeado e poderá aparecer no topo dos links patrocinados. Se você está começando, aconselhamos que opte por “O Google AdWords definirá meus lances para ajudar a maximizar os cliques dentro de meu orçamento-alvo”. Com esta opção, o próprio Google definirá um valor respeitando seu orçamento máximo diário de forma a melhor posicionar seu anúncio.

Um pouco abaixo, na mesma tela, você verá a opção “Extensões de Anúncios”. Estas são formas de criar anúncios um pouco mais elaborados, que incluam links de sessões específicas do seu site, ou mesmo contatos de telefone e extensão com link para aplicativos de tablets e celulares. Esta pode ser uma boa opção para ter uma visualização melhor do seu anúncio. Você poderá escolher em qual aplicativo deseja incluir seu anúncio. Clique em “Salvar e Continuar”.

Na próxima página, escolha a forma do anúncio. Se está começando no Adwords e deseja ter sua oferta aparente em celulares, sugerimos que selecione a opção “Anúncio de Texto Para Dispositivos Móveis”. Dê um título ao seu anúncio. Este é o nome que aparecerá para o usuário. Se é um produto, sugerimos que coloque o nome do produto ou serviço, e não o da empresa. Usar uma palavra-chave no título ajuda no posicionamento do link no Google. Veja se é possível fazer isso mantendo a atratividade do anúncio. Insira o texto das duas linhas de descrição (coloque o preço, o que é o produto, seja bem específico). Na opção “URL de visualização” e em “URL de destino” coloque o endereço do seu site.

Mais abaixo, na tela, insira as keywords escolhidas e clique em Salvar.

Na tela seguinte, selecione o “País ou território em que o seu endereço de faturamento está localizado”, e clique em “Continuar”. Feito isso, basta inserir nas próximas telas seus dados para o faturamento da campanha (seu CPNJ ou CPF e dados para pagamento) e pronto! Anúncio feito!

DICA IMPORTANTE: Jamais busque no Google por seu próprio anúncio. Isso porque, como você não deseja gerar mais custo para sua campanha, não clicará no anúncio, certo? Mas, para o Google você é um usuário que não clicou no anúncio por que ele está desinteressante – e isso afetará no seu rankeamento. Acredite, sua oferta aparecerá para as pessoas certas! Acompanhe seu CTR e comprove isso!

Ter uma boa gestão de Adwords é fundamental para sua campanha de Marketing Digital. Se você não possui expertise para isso, deixe a função para quem realmente conhece o assunto. A Part pode te ajudar!



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