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Como avaliar quais canais estão sendo mais benéficos para o seu site

6 outubro 2014
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Ao traçar uma estratégia de marketing digital é preciso integrar os canais de comunicação com o cliente a fim de fazer com que eles convirjam para o canal principal, aquele que fará com que o cliente cumpra a ação que a empresa espera, como a compra, a assinatura, o preenchimento de um formulário, entre outros.

Em geral, o site da empresa é o principal meio de comunicação digital com o cliente, os demais recursos como blogs, redes sociais, marketing de afiliados, etc, são os pilares que sustentam o site — os canais que trazem as pessoas até ele.

Por isso, no post de hoje vamos falar de como avaliar quais canais estão trazendo mais benefícios para o seu site e como avaliar a eficiência destes. Confira:

Estabeleça métricas e utilize uma ferramenta de análise

Para analisar a eficiência de qualquer tipo de ação, é necessário antes o estabelecimento de métricas, ou seja, a composição de indicadores de desempenho e resultado. Você pode fazer isso por conta própria, criando as métricas que julgar necessárias para verificar o desempenho dos seus canais de comunicação ou utilizar ferramentas prontas.

Falar de indicadores de desempenho e resultado, ou KPIs — indicadores de performance —, não há como fugir do Google Analytics, uma ferramenta disponível pelo Google gratuita e de fácil compreensão.

Com ele é possível avaliar como os usuários interagem com o seu website, dando um panorama geral do que está funcionando bem e o que pode ser melhorado. A ferramenta é tão boa que muitos empreendedores utilizam apenas o Google Analytics, obtendo ótimos resultados com as análises.

Mas o que medir então para acompanhar se os resultados estão positivos? Veremos alguns exemplos de métricas:

Tempo médio de permanência

Quanto mais tempo um internauta permanece no seu site, mais contato com o seu conteúdo ele tem, assim como com os seus produtos e valores. Ao medir o tempo médio de permanência dos visitantes em seu site você está medindo o engajamento destas pessoas com a sua marca e o seu negócio. Então, quanto menos tempo o navegante ficar na sua página, menos interesse o conteúdo lhe despertou.

Custo por compra

Caso seu site tenha ou seja uma loja virtual, este é um ótimo indicador. Ele revela quanto você teve que investir para que uma venda no seu site fosse efetivada. Para calcular este indicador você deve dividir o investimento total pelo número de compras realizadas no período que pode ser semanal, mensal ou anual. O ideal é que você acompanhe de perto este indicador, analisando os números e revendo as estratégias de vendas.

Taxa de conversão

Outro KPI muito importante para as lojas virtuais, a taxa de conversão demonstra quantos visitantes se tornaram clientes efetivos do seu e-commerce, auxiliando no planejamento de estratégias de captação de clientes.

Contatos X visitantes

Quantos visitantes do seu site se tornam um lead para o seu banco de dados? Com quantos deles você consegue efetivamente se relacionar? Ao saber a resposta para estas perguntas você sabe também como investir em ações futuras para melhorar o número de assinantes do seu site.

Você pode ainda fazer uma pesquisa para saber o motivo de as pessoas visitarem o seu site e não interagirem com o seu conteúdo. Por exemplo, será que o seu blog está segmentado de forma correta?

Os indicadores de performance do seu site são essenciais para que você conheça o comportamento dos visitantes e clientes e possa direcionar suas ações de marketing digital, tornando-as mais efetivas. Ao avaliar as entradas do seu site você sabe quais canais estão surtindo mais resultados e trazendo clientes de qualidade para o seu negócio, aumentando sua visibilidade e também as suas vendas. Uma boa dica é fazer uma planilha, de preferência semanal, para monitorar o funil de cada canal.

E você, como avalia os canais que estão sendo mais positivos para o seu empreendimento? Compartilhe com a gente sua opinião e continue de olho no blog!

 



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