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Boas práticas para fazer campanhas de e-mail marketing

4 dezembro 2014
2 comentários
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Excelente ferramenta quando o assunto é relacionamento, o e-mail marketing pode ser utilizado para diversas finalidades, como o envio de uma newsletter, o anúncio de produtos em promoção e a felicitação por uma data comemorativa. Por ser uma ferramenta versátil e de alta taxa de retorno sobre o investimento, o e-mail marketing é a opção de muitas empresas e profissionais que desejam se manter próximos de seus clientes, criando um elo de ligação mais forte do que a simples relação de compra e venda.

A boa execução do e-mail marketing garante a você táticas mais eficazes, clientes mais satisfeitos e taxas de conversão e vendas mais elevadas. Por isso, hoje, vamos te ensinar algumas dessas boas práticas para que você faça essas campanhas com sucesso.

Pronto para a nossa jornada? Vamos lá!

Segmente o seu público

Antes de pensar em fazer uma campanha de e-mail marketing, você precisa ter o seu público bem definido e bem segmentado, sob pena de gastar seus esforços em uma campanha sem serventia. Quanto mais focada for a sua estratégia, melhores resultados você terá.

Você pode separar os seus contatos em grupos por tipo de compradores, regiões do pais, ou pela faixa etária. Alguns bons exemplos seriam: “Pessoas cadastradas no site, mas que ainda não fizeram nenhuma compra”, “Mulheres de 30 a 35 anos” ou “Clientes da linha de produtos X”.

Personalize as suas mensagens

Todo mundo gosta de se sentir único. Se você deseja atingir em cheio os corações dos seus clientes, customize as suas mensagens!

Todo sistema profissional de disparo possibilita a inclusão de campos personalizados. Chame os seus consumidores pelos nomes e envie materiais que eles gostariam de receber. Faça isso também nos assuntos, por exemplo: “Você que é de [nome da cidade] não pode ficar de fora desta!”.

 

Faça chamadas atraentes

Quanto mais criativo você for para desenvolver chamadas atrativas, mais leitores você aproximará para o seu e-mail marketing. Crie títulos chamativos, que despertem a curiosidade e o interesse pelo que tem dentro da correspondência eletrônica. Existe também a possiblidade de colocar ícones, como corações, entre outros. Tome sempre cuidado com as palavras que normalmente caem no spam, como mencionaremos abaixo.

Dê opção de opt in/ opt out

Enviar e-mails indiscriminadamente, sem que o seu cliente tenha solicitado, além de uma tremenda gafe é o caminho certo para ver os seus esforços indo para a caixa de spam. Faça o seu marketing eletrônico para quem realmente tem interesse no seu negócio e dê a opção de cancelar a assinatura a qualquer momento! Isso é respeito com o cliente e com o seu próprio trabalho.

Faça testes A/B

Os testes A/B consistem na criação de 2 modelos de e-mail marketing, com as mesmas informações, visando verificar qual faz mais sucesso entre os seus destinatários, mudando as chamadas, a disposição do conteúdo, a cor e as imagens. Assim, você descobre o que agrada mais o seu público e em que você deve investir tempo e recursos.

Evite termos condenados

Existem alguns termos que levam o seu e-mail marketing direto para a caixa de spam de seus clientes, como “oferta”, “desconto” e “promoção”. Evite também, pontuações excessivas, como “surpresa!!!!”, pois são itens barrados imediatamente pelos filtros antispam dos provedores de e-mails.

Combine texto e imagem

Um bom e-mail marketing tem equilíbrio entre texto e imagem, criando um layout harmonioso, que favoreça a leitura de quem está recebendo o seu material. Quando tiver assuntos extensos, prefira inserir links para o seu site ou o seu blog, visando descomprometer o design do seu e-mail marketing com informações desnecessárias. Não se esqueça de testar como o e-mail está chegando para os seus destinatários, para não ter surpresas desagradáveis!

Chame a atenção com gifs e emoticons

As pessoas se sentem atraídas por recursos diferentes e gifs e emoticons são um exemplo deles! Contudo, não abuse: apenas dê bom humor à sua mensagem com esses itens. Lembre-se de não inserir emoticons no título do seu e-mail marketing, pois isso também faz com que ele vá para o spam.

Busque ferramentas de qualidade

Campanhas de e-mail marketing bem elaboradas têm como suporte ferramentas de gestão que são integradas a outros recursos da empresa, como CRM, mailing e site, possibilitando que todas elas trabalhem integradamente para converter o maior número de leitores em clientes satisfeitos. O MailChimp é um bom exemplo do que pode ser utilizado para as suas campanhas, mas não é a única opção. Portanto, busque uma que se adeque às suas necessidades.

Pronto para utilizar as boas práticas do e-mail marketing na sua campanha? Deixe um comentário com a sua opinião sobre o assunto para a gente!



2 comentários

  • Avatar

    Rodolfo28 outubro 2015Reply

    Boas dicas! Com certeza irei aproveitá-las. Uma das coisas mais complicadas do e-mail marketing é manter a frequência de envios. Boa sorte para a part!

    • Avatar

      partcom18 novembro 2015Reply

      É verdade Rodolfo, mas essa frequência é fundamental. Talvez vale a pena aproveitar para fazer mais de um e-mail marketing por vez e agendar todos pela ferramentas de disparo para dias diferentes, assim o serviço não fica picado e rende.


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