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As métricas mais importantes para o sucesso do seu e-commerce

22 janeiro 2015
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Para que sua loja virtual seja próspera e esteja bem posicionada na internet, não basta apenas estabelecer objetivos e desenvolver estratégias para alcançá-los. É preciso acompanhar de perto os resultados para verificar se o que está sendo feito é condizente com que se espera conquistar.

Acompanhar a evolução e as consequências das ações implantadas é essencial para verificar se seu dinheiro está sendo bem investido e se ele está produzindo os lucros esperados. E para isso, você conhecerá neste post quais são as métricas mais importantes para o sucesso do seu e-commerce. Confira e as coloque em prática já!

 

Taxa de conversão

A taxa de conversão é uma das métricas mais importantes que está diretamente relacionada à quantidade de visitantes que entram em seu e-commerce e que realizam compras. Para que sua análise seja efetiva, é preciso verificar cada uma das campanhas de marketing produzidas, para que você possa saber exatamente quais delas são um sucesso e quais precisam de ajustes. Visite regularmente o Google Analytics para acompanhar estes dados.

 

Taxa de rejeição

Da mesma forma que existe a taxa de conversão, existe a taxa de rejeição, que denota a quantidade de clientes que saíram de seu e-commerce sem interagir em profundidade com ele. Isso não significa, por exemplo, que eles não tenham navegando por alguns minutos ou preenchido uma newsletter, ações estas que também são importantes, mas que indicam que a estratégia ainda não está sendo efetiva para leva-lo ao consumo de fato ou que o possível cliente ainda não está no estágio final do funil de vendas.

Acompanhar tal dado ajuda a perceber a relevância das campanhas de marketing e dos produtos oferecidos, já que se ele chegou até sua página e não comprou é porque provavelmente não encontrou nenhum produto que o interessasse. A análise desta métrica é importante principalmente no início do empreendimento, quando você não tem dados suficientes sobre as vendas. Fique atento a esta questão para ver se as landing pages enviadas estão atrativas ou não.

 

Ticket médio

Outra das métricas mais importantes que você precisa analisar em seu e-commerce é a do ticket médio. Ela nada mais é do que a média dos valores gastos por um mesmo cliente em sua loja virtual. Ou seja, você desenvolveu várias campanhas e ações para conquistar o desejo de compra dele em relação a um produto específico; agora, você precisará verificar se as estratégias usadas de vendas de kits, de pacotes e de marcas cujos valores agregados são mais elevados, fizeram-no aumentar o valor gasto.

 

Índice de carrinho abandonado

Segundo especialistas, a métrica mais fácil de ser trabalhada é a de diminuição da taxa de carrinhos abandonados. Isso porque o cliente já passou por todas as etapas de convencimento que o levaram a optar por sua loja, porém, por algum motivo que você precisará identificar urgentemente, na última fase do processo ele deixou de finalizar o pedido. Tal fato pode ter acontecido por seu e-commerce não oferecer a forma de pagamento que ele procura, pelo formulário de compra ser confuso ou pelo prazo de entrega ser grande, por exemplo. Analise esta que é uma das métricas mais importantes e tenha sucesso em suas vendas.

 

Acompanhamento das métricas

E para que você acompanhe com precisão a todas estas métricas, sem ter que ficar perdendo tempo com planilhas de excel e calculadoras, ative a função de acompanhamento de conversões no Google Analytics. Ela dinamizará esta análise, permitindo que você encontre os dados com precisão e clareza. E jamais se esqueça: tão importante quanto analisa-las, é fazer os ajustes necessários para que seu negócio venda mais e melhor.

E então, gostou de saber quais são as métricas mais importantes para o sucesso do seu e-commerce? E se você deseja ficar ainda mais por dentro deste assunto, ou precisa terceirizar este serviço, conte com uma agência especializada. Entre em contato com a Part para que possamos auxiliá-lo a conquistar os melhores resultados em seu negócio!



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