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8 passos para transformar o storytelling em um bom negócio

29 julho 2015
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Storytelling, ou a arte de contar histórias, já foi pauta no nosso blog (vale reler) e vale aprofundar para entender como a sua marca pode ter uma boa história para contar e você nem sabe.

 

O homem cria e recria histórias desde as pinturas rupestres, inclusive em seus sonhos enquanto dorme. Um dos motivos por sermos tão aficionados por um bom “era uma vez” é explicado pelo Neuromarketing (Já leu?) e a nossa capacidade de criar um laço emocional com o herói. Afinal, toda história tem um.

 

Toda história é contada a partir da jornada desse herói. A nossa identificação é quase imediata a partir de um padrão praticamente intuitivo como vemos a seguir.

 

  1. ERA UMA VEZ…
  2. ATÉ QUE UM DIA…
  3. POR CAUSA DISSO…
  4. ATÉ QUE FINALMENTE…

 

Faça o teste com qualquer história. Pode ser o enredo do seu seriado favorito ou até sobre o seu café da manhã. Todas as histórias que contamos e criamos seguem essa estrutura narrativa.

 

  1. DESEJO/DESAFIO
  2. TRAJETÓRIA
  3. RESOLUÇÃO/PAYOFF

 

O herói não precisa ser sua marca personificada, tampouco uma mascote. Sua marca pode (e deve!) entrar na conversa de forma sutil. São histórias contadas pela sua marca e não estreladas por ela. Histórias genuínas e que estejam relacionadas ao universo do seu negócio são os melhores caminhos.

 

Dê só uma olhada na campanha Doces Histórias assinada pelo Açúcar União.

Cuidado com o formato. Um dos erros mais comuns é confundir storytelling com merchan. Colocar sua marca em uma história já criada pode ser um tiro no pé. Você realmente se lembra de alguma das marcas envolvidas em uma cena de novela?

Juliana Paes fazendo direitinho o merchan. #sqn

Juliana Paes fazendo direitinho o merchan. #sqn

 

Mas certamente se lembrará desse conteúdo criado para a Danone.

 

O storytelling capaz de gerar um bom negócio nada mais é do que um conteúdo capaz de gerar diálogo entre sua marca e seus consumidores.

 

  1.     Analise o perfil dos seus consumidores – sua análise poderá ser útil para dois momentos. O primeiro foco da análise é compreender qual tipo de história seus clientes querem consumir. O segundo ponto e não menos importante é estar atento às histórias que seus consumidores querem contar.

 

  1.     Transforme seus consumidores em heróis – histórias genuínas têm uma capacidade enorme de criar um vínculo emocional. Além disso, o seu consumidor quer ser colocado em destaque. Ao contar uma história real de um cliente real, a marca consegue dar veracidade ao seu discurso e reforçar os seus valores.

 

  1.      Seja fiel ao universo da sua marca – estabeleça os assuntos relacionados à sua marca e seja coerente. Não vale contar uma história de superação, por exemplo, se sua marca nunca falou sobre isso.

 

  1.    Assine a história de forma sutil – sua marca está contando a história e isso é suficiente para estabelecer uma conexão entre o seu negócio e seus clientes. Não precisa colocar o produto em todas as faces do enredo, por exemplo. Lembre-se: você está criando um conteúdo.

 

  1.    Crie uma identidade entre sua marca e a história – além do universo da marca, detalhes visuais também devem ser estudados. O ideal é criar uma identidade visual e verbal para que as pessoas saibam que é a sua marca está por trás daquela história antes mesmo da assinatura.

 

  1.       Avalie o formato da sua história – histórias têm um potencial viral por essência e o formato deve ser escolhido a dedo para facilitar essa viralização. Facilite o consumo e o compartilhamento. Os conteúdos em vídeo são facilmente consumidos e podem se espalhar pelas redes sociais em instantes, assim como uma postagem no Facebook com um relato interessante de seus consumidores. Já pensou nisso?

 

  1.     Desdobre o storytelling em outros formatos – encontrou uma boa história para contar? Explore. Crie caminhos para que as pessoas encontrem sua história. Se for em um formato de vídeo, faça um trailer. Se for em uma postagem, faça uma imagem. 😉

 

  1.    Crie novas histórias – seus consumidores querem conhecer novos heróis ou novos finais felizes sempre.

Se tem uma coisa que a gente entende é isso: aproximar pessoas. E o conteúdo é um caminho interessante para deixar sua marca mais pertinho de quem importa, o seu consumidor. Que tal tomar um café com a gente e tirar todas as suas dúvidas? Juntos, teremos boas histórias pra contar.



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