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8 dicas para otimizar os resultados da sua estratégia de e-mail marketing

5 agosto 2014
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O e-mail marketing é um dos maiores aliados na construção de uma estratégia digital. Através dele você consegue promover a sua marca, trazer clientes para a compra e mesmo fidelizá-los com seus conteúdos atualizados que tragam relevância a eles.

Porém, para que essa ferramenta seja realmente efetiva, você precisa ter uma estratégia bem desenhada para utilizá-la. Além disso, é fundamental manter-se atualizado e com vontade de aprimorar cada vez mais. Agora, para ficar por dentro, conheça 8 dicas para otimizar os resultados da sua estratégia de e-mail marketing.

1. Defina horários

Para iniciar a sua estratégia é fundamental conhecer o seu público. Após compreendê-lo e baseando-se no seu ramo de atuação e segmento de negócio, você obtém informações cruciais para a definição dos melhores horários para os disparos dos seus e-mails. Se os seus clientes trabalham em escritório, envie seus e-mails no horário comercial, principalmente na parte da manhã. Agora, se os seus fregueses trabalham na rua, mande os e-mails no final da tarde ou à noite.

Para conhecer melhor esses horários, nada melhor do que fazer experiências de disparos em momentos diferentes do dia e verificar em quais deles os e-mails foram mais abertos. Essa análise é fundamental para definir novas estratégias ao longo de sua campanha.

2. Elimine os e-mails inválidos

O gerenciamento das listas de e-mails é importantíssimo para uma campanha de sucesso. Portanto, com uma certa frequência, é necessário fazer uma higienização da sua base de dados, através de serviços especializados que verificam se os e-mails estão válidos.

Limpar a sua lista de e-mails significa também retirar aqueles que pediram para serem descadastrados e os usuários que nunca abrem o seu conteúdo. Isso pode ser obtido através de análises periódicas das suas listas.

3. Crie uma linha editorial

Após os cuidados iniciais, chegou a hora de definir uma linha editorial de conteúdo para atrair os leitores e mantê-los fiéis ao que você tem a dizer. Isso é um trabalho essencial para a estratégia de manutenção dos clientes.

 

Observe o seu público e crie uma linguagem única que identifique os seus e-mails e propostas para o cliente final. Essa identificação e personalização trazem para os leitores mais credibilidade e interações positivas com a sua marca.

4. Analise os indicadores

Taxa de abertura, de cliques e de conversão são os principais indicadores para mensurar o retorno de uma campanha de e-mail marketing. Para manter a sua estratégia sempre atualizada e eficaz, é preciso estar constantemente de olho nestas métricas para utilizar novas táticas e manter as que estão indo bem. Esses recursos são os principais aliados na hora de construir novas campanhas e fazer novos testes de audiência e retorno em compras e fidelizações de clientes. Se você tem um e-commerce, não se esqueça de configurar as URLs da campanha. Com elas você pode obter dados como número de novos pedidos, novos clientes e vendas geradas por cada e-mail marketing enviado. Esses indicadores podem ser obtidos em sua ferramenta de web analytics.

5. Crie um bom template

Para consolidar todo o processo de aceitação da sua campanha, um template atrativo faz a diferença. Um design responsivo, clean e adequado às necessidades do seu público é item de extrema importância para o sucesso da sua estratégia.

O template precisa conter todas as informações que induzam o cliente à compra e possuir as cores ideais que o levem à ação. Além disso, o layout tem de ser adaptável a diversos tipos de plataformas, tornando-se assim responsivo e com maior capacidade de abertura onde quer que o seu consumidor esteja.

6. Estruture o HTML

Enviar seus e-mail marketing em HTML aumenta consideravelmente as chances de ele ser aberto, pois diminui as chances de ele ser detectado como spam. Além disso, é possível brincar com formatos, tamanhos e templates diferentes, perfeitamente adaptáveis na tela através dos códigos.

Nessa etapa, até os nomes dos arquivos de imagem podem te prejudicar. Cuidado com nomes como promoção, oferta etc. Para se certificar de que o e-mail está bem estruturado, você pode conferir sua pontuação com o software SpamAssassin.

É bom lembrar que vários leitores de e-mail não aceitam o uso de fontes especiais, atributos de CSS e cores de fundo. Verifique sempre antes de disparar a campanha, como seu e-mail está sendo visualizado nos principais leitores.

 

7. Crie um assunto “honesto”

Para criar um assunto, você precisa saber do que o seu público gosta. Além disso, ele precisa ser direto e entregar exatamente aquilo que propõe. Nada de títulos como “clique aqui”, “grátis”, “perca peso sem esforço” ou “oportunidade única”. Isso contribui apenas para que o seu e-mail vá para spam e seja pouco atrativo para o seu público final. Na hora de criar um assunto, chame o leitor para a ação e mostre exatamente algo de que ele precisa.

8. Dicas de alguns sistemas para disparo

Profissionalize o disparo dos e-mail marketing com sistemas que fazem isso para sua campanha. Além de realizar o envio, esses sistemas fornecem métricas essenciais para a manutenção das suas campanhas e envios posteriores.

Seguem algumas sugestões de sistemas para a sua campanha: Mailchimp, e-goi, Dinamize, Allinmail, TargetBox, Virtual Target, E-mail Manager, UolHost e vários outros. Pesquise e encontre a ferramenta ideal para a sua estratégia. É importante também prestar atenção aos planos, que podem variar por número de disparos ou tamanho da base de e-mails.

Fique sempre ligado em nossas dicas para criar campanhas cada vez mais assertivas e eficientes para a sua loja virtual. Uma estratégia de marketing digital precisa sempre se renovar para entregar os melhores resultados, e no nosso blog você tem as melhores informações para isso. Sucesso em suas campanhas e até a próxima!

 



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