part

7 erros mortais que você deve evitar em suas campanhas de email marketing

14 julho 2014
Nenhum comentário
2.220 Viram

Você pretende começar uma campanha de e-mail marketing na sua empresa? Então precisa ter em mente que essa estratégia nem de longe é apenas escrever um e-mail e sair disparando para todo mundo. É preciso ficar atento a vários erros que, se forem cometidos, podem colocar a perder toda a sua estratégia de comunicação com o cliente.

Quer conhecê-los e saber como evitá-los? Então acompanhe-nos!

Não avaliar os números

Uma das ações mais importantes ao fazer uma campanha de e-mail marketing é avaliar as métricas do seu envio. Por isso, é interessante usar uma ferramenta confiável de disparo, que permita a coleta dos dados depois dos envios. A partir deles, você poderá pensar em outras estratégias e conseguirá visualizar o desempenho da sua campanha: taxa de cliques, abertura, descadastro, e-mails com erros etc.

Mandar e-mails sem permissão

Você também estranharia se, do nada, uma empresa com a qual você nunca teve nenhum tipo de contato começasse a lhe mandar e-mails que nada têm a ver com o seu perfil. Esse cuidado é bastante importante: use uma base de e-mails confiável, que tenha sido conquistada pelo fornecimento voluntário de dados dos usuários, por pessoas que tenham dado permissão para receber suas informações. Fuja das bases compradas; a chance de você fazer campanhas sem sucesso é bem maior.

Apresentar conteúdo irrelevante

Como em diversas ações de marketing, o conteúdo continua sendo a alma do negócio. Invista em temas que sejam relevantes para os públicos que você pretende atingir. Isso exige dedicação e muito cuidado com a seleção dos materiais.

Não criar peças atrativas

Seu e-mail marketing precisa ser atraente. Evite blocos de texto muito grandes e sem imagens. Contudo, evite também deixar seu material poluído com muitas imagens; isso prejudica o usuário que quiser selecionar apenas a parte do conteúdo que lhe interessa. Além disso, e-mails sem textos em HTML recebem alta pontuação de spam e acabam nem sendo entregues aos destinatários. Invista em um layout agradável e dinâmico.

Outro item bem importante é o cuidado com a ortografia. Pega muito mal enviar e-mails com erros; isso é um atentado contra a credibilidade da marca.

Esquecer dos testes de envio

Teste todos os links sempre. Envie para e-mails de domínios diferentes e verifique em vários navegadores. Avalie também se as imagens carregam corretamente para não gerar aquele desconforto de um quadrado em branco. É interessante também pedir para outra pessoa revisar o teste, pois o nosso olho fica “viciado” depois de ver a mesma peça muitas vezes e os errinhos de digitação acabam passando despercebidos.

Mandar e-mails em horários ruins

Para criar uma boa estratégia de envio de e-mail marketing é preciso pensar nos horários mais interessantes de envio, de acordo com o seu público-alvo. Não adianta mandar e-mails no domingo se os seus destinatários abrirão a caixa de e-mail só na segunda-feira, por exemplo. O seu material cairá no limbo junto com todas as mensagens não lidas no final de semana e o risco de ele “passar batido” e ir direto para a lixeira é bem grande.

Ignorar o pedido de descadastro

Não ter etiqueta na internet é um comportamento que prejudica diversas ações de comunicação e marketing. Ao mandar os e-mails, não ignore as pessoas que solicitaram o descadastramento da sua base. A pessoa já sinalizou que não quer mais saber das suas informações e, se você continuar insistindo, é bem possível que ela fique com uma imagem negativa da sua marca e ainda espalhe isso para seus contatos. Se você respeitá-la, ela ficará com uma sensação mais positiva a seu respeito.

A importância em prestar atenção em todos esses itens está justamente em usar do melhor jeito uma ótima ferramenta de relacionamento com os seus públicos e potenciais clientes. É preciso tomar muito cuidado para ser sutil e não tornar a sua marca inconveniente para as pessoas. Ou seja, o trabalho precisa ser feito com muita qualidade para que você não se torne um spam.

Faça um checklist com essas dicas antes de montar suas peças de e-mail marketing. Compartilhe com a gente suas dúvidas e outras sugestões para fazer bombar suas campanhas de e-mails!



Nenhum comentário


Deixe um comentário

Saindo do forno…


Fale com nossa equipe


Adoramos a sua visita!

Será um prazer te receber para tomar um café e conversarmos sobre presença digital. Você também pode nos ligar no (31) 3411.1540 ou nos enviar um e-mail no part@part.com.br

mande uma mensagem

  • Facebook
  • instagram
  • Google Plus