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7 dicas matadoras para construir uma marca forte e valiosa

8 abril 2016
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Uma marca vai além do produto. Seus valores e sua personalidade podem valer até US$ 247 bilhões, como a Apple, a marca mais valiosa do mundo. Quer fazer sua marca ir ainda mais longe? Acompanhe nossas 7 dicas.

O que a Apple, Google, Microsofit, IBM, Visa e Coca-Cola têm em comum? Elas estão entre as 10 marcas mais valiosas do mundo e ultrapassam a marca dos bilhões. Juntas, as 100 marcas mais caras do planeta valem 3,3 trilhões de dólares – 14% mais que 2014. Esse dado, apresentado pela revista Exame, refere-se ao ano de 2015. Bom, diferente do que você deve estar pensando agora, essa não é uma realidade tão distante do seu negócio.

Além do valor surpreendente, essas marcas carregam em suas trajetórias alguns atalhos fundamentais para alcançar o sucesso desejado e é sobre isso que vamos conversar agora. Descubra como o trabalho de comunicação é peça-chave para fortalecer sua marca em 7 dicas inspiradas nos cases de sucesso.

  1. Crie uma marca autêntica

Encare sua marca como uma pessoa. Defina sua personalidade a partir da experiência que você deseja que seus consumidores tenham. Como um sujeito, quais são os assuntos da sua marca? Com qual público se identifica? Quais as cores que melhor definem sua personalidade? Quais os valores sua marca tem? Quais as bandeiras sua marca levanta? Como demonstrar, a partir de ações, como sua marca pensa? Nas redes sociais, por exemplo, não vale tudo por um like. Com o universo bem definido e o discurso também, o conteúdo da sua marca será autêntico, assim como ela e o seu produto.

  1. Padronize sua identidade e seu discurso

Como uma pessoa, a marca deve ter coerência. Tanto a identidade visual (das cores até o filtro no Instagram, por exemplo), quanto o discurso (o jeito de falar, os assuntos, tudo) devem estar em sintonia. As pessoas precisam identificar, de cara, quem está falando. Essa identidade precisa ser aplicada do mesmo jeito, pelo menos agora, nesse primeiro momento. Procure criar conteúdos com as mesmas cores, sem distorções e sem mudanças para que seja reconhecida. A padronização visual precisa estar nos produtos, embalagens, placas, impressos, uniformes, redes sociais, site e todos os pontos de contato com os públicos de interesse.

  1. Priorize a qualidade das suas entregas

Esse sempre será o ponto de partida de uma história bem-sucedida de qualquer negócio. Para sua marca ter valor, o produto oferecido precisa ser impecável seja um produto ofertado ou o atendimento no balcão. Você deve entregar aquilo que sua comunicação promete, lembre-se de que até os serviços estão comoditizados, portanto, não pise na bola. Isso vale pra tudo, desde o cardápio do seu food truck até o atendimento da sua loja de informática.. Falando em tecnologia, o pai da Apple, Steve Jobs, não gostava de lançar um produto enquanto este não estivesse na perfeição. Faça testes. Sempre.

Esforce-se para entregar o que foi contratado, no prazo combinado, pelo preço justo. Em relação à qualidade, busque oferecer excelência sempre. Por exemplo, conheça experiências de outras empresas que possam trazer algum aprendizado. Lembre-se que nenhuma comunicação é tão efetiva quanto a indicação. Se as pessoas têm uma boa experiência com seu produto e serviço, ele será indicado para vizinhos, amigos, parentes. Deixe que os outros falem por você.

  1. Encare o seu produto como um compromisso entre sua marca e seu consumidor

Comprometa-se em entregar a melhor experiência aos clientes. E isso vale desde o primeiro contato, seja pessoalmente, por telefone, e-mail ou pelo site, até a embalagem. Faça com que o cliente perceba a atenção da sua marca e sinta que ele é especial para a empresa. Faça com que essa atenção seja parte da cultura da sua empresa.

  1. Inove, por favor!

Entenda como seus clientes pensam. (A gente te dá 6 dicas de neuromarketing para sua marca não passas despercebida aqui). Esse é o primeiro passo para estar sempre à frente do que seus clientes esperam e, com isso, surpreender. Também é o atalho mais rápido para criar admiração, inclusive dos seus concorrentes. Ter uma marca admirada é ter uma marca valiosa.

  1. Conte tudo para seus clientes

Quanto mais conteúdo, mais diálogo, certo? E, quanto mais diálogo, mais afinidade, mais identificação e mais consumidores evangelizadores. Ou seja, aqueles que falarão pela sua marca, levantarão sua bandeira sem nem você se dar conta.. Faça de acontecimentos rotineiros um grande marco. Conte para seus clientes as novidades, os eventos, compartilhe as opiniões da sua marca com eles. Use o e-mail marketing como contato direto, não só pra falar de uma promoção, mas para marcar presença. Use as redes sociais para propagar conteúdo. A gente já conversou sobre inbound marketing, mas vale reler para guardar no coração a importância de um bom conteúdo.

  1. Descubra como sua marca pode ser mais útil

Além do seu produto, como sua marca pode fazer mais pela sociedade? A responsabilidade social praticada por uma marca assume um peso de 41% nas avaliações dos consumidores sobre sua reputação e preferência na hora do consumo. É o que diz um estudo realizado pelo Reputation Institute. Sua marca também deve ser lembrada por sua ações. Seja útil.

Quer colocar esses passos em prática? A gente vai adorar fazer isso pela sua marca. Fale com a gente e descubra como essas dicas são realmente matadoras.

 



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