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6 dicas para sobreviver ao fim do monitoramento dos murais públicos do Facebook

1 junho 2015
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Desde o dia 30 de abril, o Facebook desativou a possibilidade de busca pelos posts públicos e feed de notícias. O objetivo da nova API (versões 2.0, 2.1 e 2.2) da rede de Mark Zuckerberg é dar mais controle aos seus usuários sobre suas informações pessoais e postagens, sobretudo, garantir mais privacidade.

Ou seja, acabou-se o que era doce na hora de pesquisar sobre o que as pessoas postam sobre sua marca, seus concorrentes ou palavras-chave relacionadas ao seu produto. No entanto, não mudou nada para você que usa o perfil da empresa como SAC 2.0, já que os murais das fanpages não sofrem alterações. Ah, as outras redes sociais como Youtube, Instagran e Twitter também permanecem intactas. Nada mudou para elas, mas muita coisa mudou pra gente que recorria ao monitoramento do Facebook para criar campanhas mais assertivas.

O jeito é se reinventar para buscar novos insights e maneiras de conversar com o seu público. Como aproximar pessoas é a nossa especialidade, estamos preparados para essas mudanças e compartilhamos com você estratégias matadoras para fazer desse limão uma limonada.

  1.    Pergunte exatamente o que você quer saber

Como nada mudou para as fanpages, você pode perguntar o que quer saber no seu mural. Invista nas interações, faça perguntas que rendem uma boa conversa e extraia desses momentos os insights para a próxima campanha. Faça perguntas e crie conteúdos compartilháveis. Aproveite para testar o nível de engajamento dos seus fãs e repensar como você conversa com eles.

  1.    Olhe para o próprio umbigo

Potencialize o monitoramento na sua própria página. Procure dar respostas personalizadas nos comentários e interaja mesmo que não seja uma pergunta. Estimule a marcação de amigos nos comentários, traga mais visitas para a sua casa digital. Explore ao máximo o seu mural.

  1.    Dê uma olhada no jardim do vizinho

Monitore as fanpages dos concorrentes diretos e indiretos de forma mais profunda. Não vale só avaliar como eles estão usando o último meme, analise os comentários e o engajamento do público. Perceba como as pessoas conversam com aquela marca, quais são as dúvidas e reclamações. Uma boa dica é criar listas diferentes no Facebook para monitorar cada segmento. As listas ajudam a avaliar uma timeline inteira só de concorrentes.

  1.    Amplie os horizontes da sua marca

Quando falamos em concorrentes diretos e indiretos não estamos falando somente daqueles que oferecem o mesmo serviço da sua marca. Se você tem uma clínica de estética, por exemplo, coloque em seu radar marcas de produtos de beleza, academias, complementos alimentares, nutricionistas etc. Faça uma lista de marcas-chave e monitore os conteúdos e, principalmente, a interação do público.

  1.    Navegue pelas outras redes sociais

Twitter, Instagran e Youtube continuam os mesmos. Intensifique seu monitoramento nessas redes mesmo que sua marca não tenha um perfil em nenhuma elas. Avalie os concorrentes, busque por palavras-chave e avalie a possibilidade de ingressar em mais uma rede. Quem sabe seus produtos não ficariam bem no Instagram?

  1.    Saiba quem são os influenciadores

Perfis com milhares de seguidores ou amigos influenciam muito mais do que imagina. Observe em sua fanpage quem são os formadores de opinião. Às vezes vale dar um agrado, mandar um produto de presente e contar com a mídia espontânea dessa ação. Além disso, os influenciadores ditam algumas tendências e memes. Fique de olho.

Esse novo cenário impacta diretamente nosso trabalho, mas se reinventar é sempre uma boa saída e nos mostra como a zona de conforto pode não ser tão confortável assim. E aí? Tem mais alguma dica que você queira dividir com a gente? Quer saber como podemos te ajudar nisso? Ótimo, vamos conversar. 🙂

 



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