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6 dicas para aplicar o Inbound Marketing e multiplicar o lucro do seu negócio

14 março 2016
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O termo Inbound Marketing é relativamente novo, mas já é praticado há muito tempo mesmo que de forma inconsciente por alguns profissionais da área. Isso porque parte de uma premissa básica: gerar interesse do público. Apontado como “novo”, o Inbound Marketing se baseia na criação e compartilhamento de conteúdo dedicado a determinado público-alvo. Ou seja, gerar interesse e, com isso, criar o ambiente para dialogar e estreitar a relação entre marca e consumidor.

O marketing tradicional, chamado de Outbound Marketing, segue o caminho mais curto e, às vezes, mais arriscado. Ele oferece diretamente produtos e serviços. Por mais que seja o mais eficaz para determinados tipos de produtos e serviços, sobretudo varejo, é visto como uma ferramenta de “empurrar” a marca goela abaixo do consumidor. Isso explica os resultados cada vez mais insatisfatórios dessa velha forma de se comunicar. É só se lembrar como um pop up com preços gigantes é chato.

Para você ter uma ideia, de acordo com a busca realizada pelo site Viver de Blog, as estratégias de Inbound Marketing são responsáveis por mais de 90% dos cliques na internet. O restante, cerca de 10%, fica com o Outbound Marketing. Outro número interessante e bastante favorável para o seu negócio é quando comparamos as duas formas de se fazer marketing: as ferramentas de Inbound são 62%, em média, mais baratas do que as de Outbound Marketing. Isso porque a forma tradicional requer repetição e mídias mais caras, enquanto o “novo” se baseia na criatividade para fazer acontecer. Com isso, possibilidades de novos formatos, novos contatos, novas mídias. O novo tem tudo a ver com o marketing digital.

Muitos afirmam que os pilares do Inbound Marketing são as estratégias de SEO, Marketing de Conteúdo e Atuação nas Mídias Sociais. Acreditamos que a verdadeira base do Inbound Marketing seja conteúdo. SEO, Atuação em Redes Sociais, Blogs e afins são  ferramentas importantes para disseminar o conteúdo proposto e, com isso, gerar interesse, criar identificação e, consequentemente, a compra.

Compartilhamos com você 6 dicas para aplicar o Inbound Marketing ao seu negócio. São 6 caminhos para estreitar a relação da sua marca com seu consumidor e fortalecer a relação para resultados mais satisfatórios e duradouros.

  1.   Planejamento – O planejamento é o primeiro passo de qualquer estratégia de marketing. Seja Outbound ou Inbound. Para a nova forma de se fazer marketing, planejar se torna vital. Para produzir conteúdo, você precisa identificar requisitos básicos da sua marca. Tenha o público que queira atingir bem definido. Avalie como a concorrência se comunica. Defina o universo de assuntos que poderá tratar para a produção de conteúdo. Os assuntos deverão fazer parte das áreas de interesse do seu público, combinado? Defina também os formatos de conteúdo. Vídeos ou postagens em blog? Infográficos? Todos? Quais os canais receberão os conteúdos? Todas essas respostas devem ser definidas pelo planejamento. (No artigo “Como atender às expectativas do seu cliente”, esclarecemos alguns pontos importantes sobre planejamento. Já leu?)
  1.    SEO – O SEO você já sabe, são estratégias para posicionar bem o seu site em mecanismos de buscas na internet. Sim, você terá um site (ou um e-commerce). Esse será seu ponto de conversão. Esse será o ambiente digital para receber seu público e, em seguida, fechar negócio. Nada adianta ter um site bacana, repleto de conteúdos interessantes se ninguém sabe. Para que seu público chegue até aqui, as estratégias de SEO são as mais eficazes. Dúvida? Aproximadamente, 70% dos usuários de internet clicam em links resultados de busca orgânica, ao invés de anúncios pagos. Ou seja, o SEO tem muita importância para o bom posicionamento de uma companhia, produto ou serviço na internet. A base para um bom SEO é também o conteúdo. Sabe as áreas de interesse do seu público definidas no planejamento? Crie conteúdos relacionados a essas áreas. Defina as palavras-chave pensando em como seu público pode buscar pelo seu conteúdo. O Google tem ferramentas ótimas que podem te dar uma mãozinha. O Google Search Console “é um serviço gratuito oferecido pelo Google que ajuda você a monitorar e manter a presença do seu site nos resultados da Pesquisa Google.” Tem também o Google Trends, um serviço capaz de apontar os termos mais populares buscados recentemente. Além dessas ferramentas, outras dicas improtantes: use imagens, crie títulos inteligentes, elabore a descrição da sua página. Já conversamos sobre SEO aqui no blog. Vale a leitura do texto Qual a melhor forma de divulgar minha empresa na internet.
  1.   Atuação nas Redes Sociais – Redes Sociais tem uma taxa de geração de leads 100% maior do que o Outbound Marketing. Sabia? Ou seja, as postagens em Facebook, Twitter, Instagram e Youtube são uma grande isca para atrair seu público. Com base no primeiro passo, o planejamento, crie uma persona (quem vai dar voz à sua marca? Leia nosso artigo sobre criação de personas), estabeleça as editorias de conteúdo (baseado no universo de assuntos também já definido). Recomendamos ler, ou reler, outro texto aqui do blog: os 10 mandamentos para uma boa atuação nas redes sociais.
  1.   Landing Pages – Essa é outra isca para atrair seu público para seu site. E também mais uma ferramenta de otimização (SEO). As landing pages têm somado a maior quantidade de acessos de um site. Por quê? Bom, na maior parte das vezes, quando procuramos por algum termo no Google, por exemplo, os resultados já indicam uma página específica e não é, necessariamente, a home do seu site. Ou seja, a home é um ponto de partida para o conteúdo do site que, por sua vez, está distribuído nas landing pages. As páginas do seu site devem assumir um comportamento de uma LP com o ponto de conversão bem definido e uma proposta de conteúdo bem clara. Outro número favorável: empresas com 10 a 15 landing pages alcançam um aumento de 55% em seu número de leads. Curtiu? Também já  falamos sobre como as landing pages podem te dar uma força no inbound marketing. Leia!

    Vamos a um exemplo prático?

Hipoteticamente, vamos dizer que, se você gastar R$ 1.000,00 em anúncios do Google, gerando 1000 visitas e tiver uma taxa de conversão de 1% e ticket médio de R$ 200, você fatura R$ 2.000,00.

Imagine melhorar a sua landing page para transformar a sua taxa de conversão em 2% ao invés de 1%.  Simplesmente, você  dobraria o seu faturamento com 20 vendas x R$ 200,00 (ticket médio) = R$ 4.000,00. Às vezes, a solução para melhorar a sua performance está mais próxima do que você imagina. Por isso, as landing pages deve ser muito bem pensadas.

  1.     E-mail Marketing – O e-mail é a base de comunicação. É o ponto de contato direto. Algumas ferramentas de automação de marketing, como RD Station, HubSpot e a brasuca Resultados Digitais podem te ajudar e muito! Nelas, o grande apelo é a capacidade de integrar tudo em um só local, onde você encontra desde pesquisa de palavras-chaves do seu público até séries de atuação de e-mails. Por exemplo, você pode mandar um e-mail específico só para quem baixou o seu e-book e outro e-mail para quem só assinou sua newsletter. Tudo automático. Ou seja, por esses recursos, você pode automatizar sua lista de contatos de acordo com o comportamento da sua base. Traga conteúdos exclusivos para seus consumidores. Explique melhor sobre o seu produto. Atraia para o seu site. Aumente suas vendas pelo e-mail marketing.
  1.    Blog – Empresas que aumentaram as postagens de seus blogs de 3-5 vezes por mês para 6-8 vezes por mês, duplicaram a geração de leads. O raciocínio é simples. Se o conteúdo é interessante, certamente o público vai se cadastrar para receber por e-mail conteúdos como esse.

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Quer gerar interesse do seu público e não sabe como? Quer começar a aplicar o Inbound Marketing pra ontem? Quer entender melhor? Fale com a gente.

 



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