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5 dicas para aumentar o número de fãs da sua empresa no Facebook

8 agosto 2014
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Antes de se pensar em gerar leads ou vendas, é preciso investir no relacionamento e aumentar o engajamento. Para que este engajamento gere números relevantes, é preciso antes investir na criação de uma base numerosa e consistente de fãs. Passo a passo, conquistando um objetivo por vez, você seguirá um bom caminho para uma atuação vencedora no Facebook.

Lembre-se sempre: antes de iniciar suas ações, planeje! Esta é uma premissa básica para uma atuação profissional e de sucesso.

No momento em que suas estratégias estiverem no papel e prontas para serem implementadas, é hora de passar à ação. O primeiro passo é obter uma base numerosa e consistente de fãs para a marca. Este é o tema do nosso post e a seguir lhe daremos algumas dicas para isso!

Tipos de posts mais relevantes

É essencial entender que tipos de posts são mais relevantes para o seu público. Isso está diretamente ligado ao seu ramo de atuação e muitas vezes a melhor forma de encontrar a linha mais adequada para suas postagens é através de tentativa e erro.

Defina alguns tipos de postagens. Por exemplo:

  • Dicas (postagens com conteúdo sobre sua área de atuação)
  • Humor
  • Postagens no blog
  • Posts motivacionais / inspiração (frases e imagens de efeito)
  • Ofertas e promoções

Coloque tudo isso em uma planilha e monitore a taxa de engajamento de cada um deles. Depois de algum tempo você terá um volume de dados suficiente para avaliar que tipo de postagens devem ser mais ou menos frequentes.

Personas

Os tipos de postagens estão diretamente ligados não apenas ao ramo de atuação da marca, mas também ao público atendido por ela. Para ficar mais fácil de entender este público, uma boa estratégia é trabalhar com personas.

Personas (ou buyer personas) são personagens fictícias criadas para representar os principais estilos de clientes e potenciais clientes de uma marca. São detalhados em diversos aspectos, desde nome e idade, até hábitos de consumo e preferências relacionadas a áreas sem relação direta com o negócio da empresa.

A utilização de personas tornará mais fácil a geração de conteúdo, pois o entendimento das preferências do público é bem mais fácil se comparado às segmentações clássicas que se restringem a sexo, idade, classe social e grau de instrução.

Anúncios

Na etapa de construção de base de fãs, o crescimento natural leva muito tempo. O alcance orgânico das postagens vem sofrendo reduções pelo algoritmo do Facebook, e atingindo menos usuários. Neste cenário, a utilização de anúncios é cada vez mais necessária para aqueles que buscam resultados efetivos dentro da rede.

O Facebook possui diversos locais de exibição e tipos de anúncios. Entenda o funcionamento de cada um deles, escolha o que lhe parece mais adequado e teste, mensurando alcance, CTR (taxa de cliques), conversão e custo por clique.

Locais de exibição

  • Feed de notícias (desktop).
  • Coluna direita (desktop).
  • Feed de notícias mobile (celular).

Tipos de anúncios

São definidos pelo objetivo e tipo de call to action do anúncio. A seguir listamos os principais:

  • Curtir página: usuário curte a página diretamente no anúncio.
  • Post de página: exibe em formato de anúncio uma postagem escolhida também permitindo que o usuário curta a página diretamente no anúncio.
  • Amigos que curtiram a página: exibe os amigos do usuário que curtem a página, permitindo que ele também o faça pelo anúncio.
  • Amigos que curtiram publicação: exibe os amigos do usuário que curtiram determinada publicação de uma página, com opção para curtir a página.
  • Anúncios para games e apps: Destaca o aplicativo ou o jogo, com os amigos que o utilizam.

Facebook Social Plugins

Os plugins sociais do Facebook são uma ferramenta essencial para aumentar sua base de fãs, angariando cliques e likes de pessoas fora da rede social.

Os plugins são inseridos em páginas da web (como o site e o blog da sua empresa), convidando o usuário para interagir das mais diversas formas com a sua fanpage no Facebook. Alguns exemplos:

  • Botão curtir: usuários podem curtir qualquer publicação do seu site ou blog, exibindo a atividade aos amigos dentro da rede social.
  • Botão compartilhar: permite ao usuário compartilhar conteúdos no Facebook diretamente pela sua página.
  • Comentários: permite ao usuário comentar as postagens do seu site ou blog logando com sua conta do Facebook. Os comentários são exibidos em sua timeline, a não ser que ele opte por não fazê-lo.
  • Botão enviar: possibilita ao usuário enviar conteúdos do seu site de forma privada aos amigos do Facebook.
  • Facepile: mostra o número de curtidas e as fotos das pessoas que curtem sua página no Facebook, sendo que são exibidos prioritariamente os amigos do usuário que visualiza seu site ou blog.

Para conhecer todos os plugins disponíveis, clique aqui!

Divulgação em grupos

Existe uma alternativa para quem quer aumentar o número de fãs de sua fanpage e não quer investir dinheiro para isso: a divulgação em grupos do Facebook. A eficiência pode não ser a mais alta, mas se você conseguir localizar grupos relevantes para o seu produto, serviço e praça de atuação, pode obter retorno com este recurso.

Tenha sempre em mente: não faça spam! Além de não gerar retorno, isto pode ser extremamente negativo para a sua marca. Existem grupos no Facebook destinados à divulgação de produtos e serviços, e são eles que você deve localizar.

Estas são cinco dicas básicas para você aumentar sua base de fãs no Facebook. Com um pouco de criatividade, muitas outras podem surgir. Você utiliza alguma forma não mencionada neste post? Que tal partilhar conosco?



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