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5 dicas para aumentar a audiência da sua empresa no mercado online

1 setembro 2014
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Você publicou seu site, criou perfis em redes sociais, atualiza periodicamente estes canais com novos conteúdos… mas a audiência online não aumenta. Se você está passando por esta situação, provavelmente está se perguntando o que há de errado na sua estratégia.

Como você sabe, a internet é um canal com um potencial gigantesco para que sua marca atinja seu público-alvo. Cada dia mais as pessoas estão online, seja em casa, na lan house, no trabalho, no celular ou no tablet.

Porém, no ambiente online as interações são muito rápidas e a todo momento o público é bombardeado por um enorme volume de informações. Na prática, uma infinidade de páginas online estão constantemente em guerra até por alguns segundos de atenção das pessoas. Se a sua audiência anda estagnada, talvez seus concorrentes estejam sendo mais eficientes na atração do público.

Para ajudá-lo a se destacar no meio dessa multidão, listamos algumas dicas que aumentarão a audiência da sua empresa no mercado online. Veja a seguir!

1 – Comece pelo básico: invista em um site de qualidade

Primeiramente, o básico. Você já se certificou de que o seu site é eficiente na atração e retenção dos visitantes? Para verificar isso, dois pontos são essenciais:

1)       Otimização para buscadores (SEO)

Serviços de busca online, como o Google, são a principal e mais barata fonte de visita dos sites na internet. Para performar bem neste quesito, existe uma série de boas práticas que fazem com que sua página seja melhor compreendida pelos buscadores.

Estas técnicas são chamadas de SEO – Search Engine Optimization (Otimização para Motores de Busca) e, quando bem aplicadas, resultam em um melhor posicionamento do seu site nos resultados de busca, aumentando o número de visitas provenientes deles.

2)       Layout  responsivo e de qualidade

Já está atraindo um bom número de visitas do Google? Ótimo! Então agora abra seu sistema de Web Analytics e observe as seguintes métricas:

  • Taxa de rejeição
  • Tempo de duração das visitas
  • Número de páginas acessadas por visitante

Estes são alguns exemplos de indicadores do quanto o seu site está conseguindo reter os visitantes antes que eles abandonem a navegação. Se os números para essas três métricas forem baixos, a qualidade do seu layout provavelmente está deixando a desejar.

Invista em um layout de qualidade, pois isto transmite credibilidade e colabora muito para a fixação da marca na mente do usuário. E, ainda mais importante, um bom layout deve direcionar o usuário para efetuar uma conversão na sua página, seja ela uma compra, geração de lead, solicitação de contato comercial e assim por diante.

Lembre-se também dos dispositivos móveis. Os acessos das páginas web por celulares e tablets são cada vez mais significativos e caminham para se tornarem predominantes. Seu site deve ter um layout responsivo, ou seja, ajustável a diversos tipos de dispositivos, adequando a estrutura ao tamanho e formato da tela do usuário.

2 – Invista no conteúdo

Um site com código bem estruturado, como foi dito acima, facilita muito a sua indexação pelo Google. Isto é muito importante, mas o que é bem indexado quando o código é bem escrito? Sim, o conteúdo!

Serviços de busca online amam os sites com conteúdo de qualidade. Invista nisso. Crie um blog e poste periodicamente artigos de qualidade sobre a sua área de atuação. Isto lhe renderá muitos pontos junto ao Google, sem necessidade de investimento em mídia paga e com geração permanente de visitas.

3 – Anuncie nas mídias certas

Falando em mídias pagas, é bom você saber que em muitos casos será necessário usá-las. Elas trazem resultados mais imediatos para ações pontuais e no e-commerce, por exemplo, dificilmente podem ser negligenciadas.

Para acertar nos investimentos, faça teste em diferentes canais e mensure os resultados com todo o cuidado. Desta forma você poderá abrir mão daqueles menos eficientes, focar nos que performam melhor e otimizar sua verba.

4 – Acerte o tom nas redes sociais

Redes sociais podem gerar audiência e funcionar muito bem como branding para a sua marca. Mas, para isso, é preciso acertar o tom.

Facebook, Twitter, Instagram e similares são plataformas que você deve usar para criar relacionamento e empatia. Seja tão descontraído quanto seu segmento permitir, construa uma história ao redor da sua marca e interaja muito, sempre. Estimule seu público a dialogar e sempre responda.

Até acertar o tom exato da sua conversação, utilize como referência a regra do 80/20: programe seus posts com 80% de conteúdo relevante/divertido/útil para o seu público e 20% (no máximo) de postagens promocionais.

E claro, observe e mensure até encontrar a sua própria receita de eficiência nas redes sociais.

5 – Cadastre sua empresa no Google Meu Negócio

Se você ainda não conhece este serviço recém-lançado pelo Google, fique atento. Através de uma única plataforma, o Meu Negócio otimiza a presença da empresa em vários serviços, como Pesquisa do Google, Google Maps e Google+, em plataformas móveis e desktop. Saiba mais em http://www.google.com/business.

E então, qual a situação online da sua empresa em relação a estes passos? Precisa do auxílio de profissionais para aumentar sua audiência na web? Deixe um comentário que te ajudaremos!

 



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