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3 lições que as marcas podem aprender com a crise

5 junho 2016
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O que Vale do Silício e Google podem ensinar em momentos de instabilidade? Buscamos a resposta para essa pergunta em 3 lições.

Sim. Vamos falar sobre crise. Neste momento no país (e no mundo!), a única coisa estável é a instabilidade.  Sabemos que a incerteza é uma grande inimiga dos negócios. E agora? Como lidar com a inconstância quando tudo que precisamos é ter o controle?

Buscamos alguns caminhos com o gigante Google e o celeiro da inovação mundial, o Vale do Silício, e compartilhamos com você neste post.

Se você pensa em cortar a comunicação do seu negócio, pare agora.

Em tempos instáveis, é muito comum cortar ou diminuir a verba destinada à comunicação. Cuidado! O Trabalho de marca é a longo prazo e, se interrompido, todo o esforço realizado cai por terra. Ou seja, você não começa de onde parou, você começa do zero. A construção de marca deve ser constante, caso contrário, nada feito. Seus consumidores esquecerão do seu produto e isso transforma a crise em ponto final.

Lição 1: Fortalecer a presença da marca na vida das pessoas apesar da crise.

Sejamos otimistas. A crise é uma oportunidade de refazer as estratégias e, mais do que nunca, ouvir o que os consumidores têm a dizer pelo seu comportamento.

Fábio Coelho, diretor-geral do Google Brasil, em palestra Eficiências em Períodos de Transformação, divide com alguns dos maiores empresários do país alguns dados relevantes sobre o comportamento das pessoas diante do maior site de buscas.

Desde informações como a procura por produtos usados ter aumentado 50%, até a busca por como fazer amaciante caseiro subir 72%, o executivo comprova como as pessoas querem fazer valer cada real do seu investimento. Não se trata do produto mais barato e, sim, da forma alternativa do consumo.  

O consumo não diminuiu, mas a forma de consumo mudou.

Você sabe como seus consumidores se comportam? Sabe quem eles são? Respostas como “maioria classe C, mulheres com filhos” não respondem mais. Para fazer uma comunicação e um produto eficiente, você precisa conhecer seus consumidores e sua forma de consumo. Como?

Já falamos sobre Automação de Marketing em posts anteriores. No entanto, você pode ir além. Faça com que sua marca esteja presente. Sabia que 76% das pessoas usam a opção de ligar direto na busca? Se seu potencial consumidor fizer uma busca sobre seu produto, sua marca estará lá?

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Lição 2: Entender novas formas de consumo e se adaptar.  

Hoje, contamos com uma poderosa ferramenta de adaptação: a tecnologia. Tanto marcas quanto consumidores têm acesso a ela. Pela primeira vez no Brasil, a tecnologia está mais acessível.

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Um exemplo: a procura por aplicativos que controlam gastos está em alta. Isso mostra como, cada vez mais, as pessoas estão usando a tecnologia para redefinir sua forma de consumo. Se seus consumidores estão se adaptando, o que sua empresa está fazendo de novo?  

Um dos segredos do Vale do Silício, região considerada um dos berços da tecnologia do mundo, é a imersão. Por concentrar muitas universidades, o Vale do Silício também reúne pesquisadores e pessoas dispostas a encarar o novo. Essa cultura empreendedora talvez explique como tantas empresas que nasceram por lá dominaram o mundo.

Se você não pode ir até o Vale do Silício, crie na sua empresa uma cultura de inovação. Em Belo Horizonte, o San Pedro Valley concentra startups em expansão. Inclusive, a Think Beer, rede social dos cervejeiros criada pela Part, faz parte do time. Será que algum desses novos negócios podem acrescentar valor à sua marca?

Converse, troque experiências e cartões de visita. Mantenha-se atualizado, faça visitas e se insira na “cultura de inovação”. A tecnologia muda muito rápido, surgem novas necessidades, novos desafios em um curtíssimo período de tempo. Prepare-se, pois as marcas que não carregarem a inovação em seu DNA ficarão para trás.

Em sua, esta é a nossa terceira lição.

Lição 3: Busque universidades, eventos, profissionais da área de tecnologia e aprenda com eles.

Em um cenário onde a nossa única certeza é a mudança, adaptar-se é uma questão de sobrevivência. E tudo que sua marca precisa é de atitude.

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