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10 mandamentos para uma boa atuação nas redes sociais

27 outubro 2015
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Quando as redes sociais bateram à nossa porta, muitas marcas ignoravam aquela oportunidade de falar diretamente com seus consumidores. Algumas, negligenciavam e colocaram os perfis institucionais nas mãos de equipes despreparadas. Outras sequer marcaram presença na rede.

Na verdade, quando o Orkut começou a perder espaço para o Facebook no coração dos brasileiros, os profissionais de comunicação ainda estavam tentando entender as potencialidades da ferramenta. Enquanto a maioria das marcas usava o espaço digital para um SAC 2.0, respondendo apenas aos problemas relatados, algumas marcas investiram em conteúdo e, supostamente, saíram na frente.

Fato é que a comunicação sempre se reinventa. Surgem novas redes sociais, novas possibilidades, novos valores, novas bandeiras e, principalmente, novos hábitos. Isso faz com que os profissionais estejam sempre atentos com base na premissa básica de gerar uma boa experiência entre público e marca atendida.  

Ou seja, amigo, não há receita pronta.

Entretanto, há algumas dicas para a receita não desandar na hora de colocar a cara da sua marca nas redes sociais.

1 – Definitivamente, não crie um perfil para sua marca e, sim, uma fanpage.

Não custa nada reforçar.

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2 – Não replique conteúdo em todas as redes sociais.

O Facebook acumula cerca de 100 milhões de perfis brasileiros no país. A rede social é líder no Brasil e nem por isso deve ser a sua única escolha para falar sobre sua marca.  Entenda onde seu público está. Se sua marca quer falar diretamente com o público jovem, o Snapchat, Instagram e Twitter podem ser ferramentas mais certeiras, por exemplo. Cada rede social tem a sua particularidade e, por isso, não dá para replicar conteúdo e fingir que está tudo bem. Imagine o desconforto de um fã que segue sua marca em todas as redes e vê a mesma coisa em todas elas?  

3 –  Tenha uma persona bem definida.

Ao entrar em uma rede social, sua marca assume o comportamento de uma pessoa. A persona reúne as características dessa pessoa e passa a falar com seu público de acordo com essas definições. Geralmente, a persona é a reunião de todas as características gerais do público-alvo. Isso gera rápida identificação.

4 – Defina o universo da marca.

Sobre o que você quer conversar com seu público? Ao definir as editorias, você garante a coerência entre a marca, seus valores e estabelece uma relação de confiança. O raciocínio é simples. Ao ser coerente, as pessoas saberão o que esperar do seu posicionamento, criarão afinidades e, com isso, sua marca conquista mais valor. Não dá pra usar o meme do momento se isso não fizer parte do posicionamento. Já conversamos sobre isso aqui. Vale a leitura. 😉

5 – Crie conteúdo relevante.

Ou seja, capaz de gerar diálogo. Fale sobre algo que as pessoas não saibam sobre sua marca. Estimule o engajamento. Crie conteúdos exclusivos e que estejam relacionados ao seu universo. Se a propaganda é a alma do negócio, a coerência é a alma da propaganda.

Bom, quer engajamento saudável? Evite brigas desnecessárias. Não faça piadas de temas polêmicos. Respeito é um valor que toda marca precisa mostrar. A Danette aprendeu e aprendemos com o erro dela.

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6 –  Não deixe seu público sem resposta.

Poxa! 🙁 Ninguém gosta de ser ignorado.

7 – Não dê respostas seletivas.

Responda às críticas da mesma forma como responde aos elogios. E, por favor, não dê respostas automáticas. É mico.

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8 –  Antes, saiba como responder aos seus consumidores.

Não crie conflitos pessoais. Para guardar no coração: você fala por uma marca e não por você. Senão…

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9 –  Saiba com quem você está falando.

Conheça muito bem seu público antes de fazer uma campanha digital. Caso contrário, você precisará reparar o erro com notinhas como esta.

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10 – Esteja preparado para imprevistos.

Por mais planejada que seja, às vezes, uma campanha, uma postagem, um comentário pode trazer reações inesperadas do público. Não são números. São pessoas e pessoas são imprevisíveis. Saiba o que fazer em momentos de crise. Peça desculpa se for o caso e, se der, reaja de bom humor. Marcas que dão volta por cima são sempre lembradas.

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A atuação em redes sociais exige preparado e dedicação de profissionais especialistas o assunto. Muito prazer, somos a Part e estamos preparados para colocar a cara da sua marca na rede. Vamos conversar?

 



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